sábado, 17 de setembro de 2011

Université Paul Cézanne Aix-Marseille III


Aha!!!! Todo mundo pensando que estou aqui fazendo turismo, visitando feiras e observando a vida alheia. ERRADO! Eu vim aqui para estudar! Esta é a Universidade Paul Cézanne III, minha universidade na França.
Aqui estou lotada na Faculdade de Economia. Meu orientador, prof. Jean Philippe, é uma das pessaos mais importantes na área de internacionalização de produtos e serviços. No caso, estou estudando inovação em serviços e a relação com a vantagem competitiva das empresas. Em outras palavras, o que a inovação pode trazer de bom pro empresário! E viva o mundo capitalista!

Eu estudo no 1º andar. Vejam pelas intalações que aqui não é muito diferente do que a gente tem ai no Brasil. Faculdade pública é faculdade pública! Ah, mas não se engane, a gente paga a matrícula e não é nada barata. Estou ainda sem saber o valor exato porque a minha ainda não saiu, mas já ouvi rumores de que é algo em torno de 300 euros. Conto com detalhes quando tiver certeza. Outra coisa, além do seguro saúde que trazemos do Brasil, precisamos de outro por aqui. Então é meio inútil fazer seguro por ai para todo o período da estadia, se logo depois você terá que fazer outro... 


Esta será a minha bate-caverna, que segundo meu querido orientador deverá ser meu local de estadia tout le jour! Horário comercial, criançada, nada de moleza... Só porque estou na região da Provence, na Côte d'Azur, deixemos as regalias para o pessoal do Pânico, quando vierem na praia de Saint-Tropez!
Minha salinha é fofa, perto da janela (vamos torcer para ninguém pegar minha mesa - que ainda não é minha oficialmente. Afinal, acabei de chegar e não estou com tantos direitos assim) e tem tudo o que preciso, inclusive gente pra conversar. 
Apesar de ter avisado a uma chinesa que não falava francês, ela, inconformada, fez um questionário digno de relatório policial! Não me fiz de rogada e respondi tudo. Se ela entendeu... Ta valendo!
E esta é a vista da minha janela. Bate um bom ventinho que pra esta época do ano ta bom demais! As árvores também ajudam muito com a sensação de liberdade e inspiração para escrever!


E este é o caminho da minha saída!
Então não digam por ai que estou aqui a passeio. O passeio até que faz parte, mas o objetivo é sair com a qualificação pronta. Ser doutora não é fácil não!!!

Um comentário:

  1. O interior da universidade me lembrou aquelas escolas americanas que vemos nos filmes!

    ResponderExcluir