segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Um pouco de tudo!

Aqui em Aix existem várias residências para estudante que são chamadas de Cité. Cada uma tem um nome específico como Cité Arc de Meyran, Cité Gazelle... Nas cités, além de dormitórios, estão os restautantes universitários e o centros de convivência.
Os dormitórios são bons. Para que antes eram aqueles com banheiros coletivos, mas agora eles reformaram a maioria. O que não está pronto está em fase de acabamento. Com a reforma os dormitórios passaram a ter banheiro privativo e alguns são apartamentos de 60m², com cozinha, banheiro e varanda.
Ah, detalhe: o lugar do vaso sanitário não é o mesmo do chuveiro. Cada um fica num ambiente com porta separada. Isto parece ser um costume aqui na França.
Voltando... Os dormitórios não são de graça. Um apt destes sai por 400 euros. Para comparar e saber se é caro ou não, os studios que eu procurei aqui para alugar tinham entre 11 e 15m² e custavam entre 400 e 500 euros.
Aix é uma cidade caríssima, estamos na região da Coté d'Azur! Além disto, muita demanda por studios (kitinetes) e quartos. Porém, um studio de 15m² aqui não é o mesmo do Brasil. Eles aproveitam muito, muito bem o espaço. Nem parece ser tão pequeno!
Para conseguir uma residência destas você deve pedir com antecedência e tem um monte de papel pra preencher (tudo aqui na França tem um monte de papel!). Eu, infelizmente, não sabia desta oportunidade e fiquei de fora!
Um fato engraçado, na rua vc pode pegar água dos monumentos, quer dizer, das fontes que são monumentos e beber. Elas são filtradas. Então você sai com sua garrafa e colocada sua água fresquinha, não precisa comprar outra. Tb aqui se bebe água da torneira. Mas, AVISO, não abuse. Eu lavei minha garrafinha na água parada da fonte e coloquei água da cascata ontem. Hoje vi um cachorro pulando em outra fonte e tomando um banho exatamente na parte onde lavei a garrafa. Valha-me!!!
Quanto ao clima, aqui está um calor de lascar!!! Ainda é verão e a cidade está literalmente fervendo. Uma ciosa muito importante, a cidade é seca. Estamos há uns 30km do mar e a secura aqui é igual ou pior que a de Brasília.  Me arrependi por não ter trazido meu umidificador. Estou dormindo, como boa brasiliense que sou, com uma toalha molhada na cabeceira da cama. Me disseram que aqui é seco porque venta muito e o vento acaba tirando a umidade que a cidade deveria ter.
Ah, também temos mendigos por aqui! Tem um que é folclórico pra cidade e está sempre no mesmo lugar. Mas não é só ele. Fui tentar telefonar e vi outro deitado no chão com um cobertor (não sei como ele conseguia, como disse, a cidade está num calor de lascar). Prometo uma foto do mendigo folclórico assim que tiver coragem de pedir pra ele!
Já no supermercado é quase tudo igual: colgate, dove, nestlé... e outras marcas que esqueci agora. Se não fosse a língua, sinceramente, nem daria para perceber que estou em outro país. Os carros são os mesmos! Um ou outro é que não temos no Brasil.
Por falar nisto, Rita, achei seu carro por aqui. Só mudou a cor. Pensei em pedir emprestado, mas é terrível estacionar na cidade, melhor andar à pé!!!






Ia esquecendo, hoje passei em um dos parques e nesta hora me senti no Brasil e, ao mesmo tempo, fora do Brasil! Tinha um cara com a camisa do flamengo (parte brasileira) - ninguém merece - e uma cidadã francesa de biquini torrando no sol causticante (parte francesa) - e ficou lá por horas.

Percebi que aqui na faculdade todo mundo está bronzeado. Pelo visto, eles aproveitam bem o verão!

Neste momento que passei ia começar uma apresentação de música alemã no parque. Até ouvi um pouquinho, mas tinha que correr para resolver outras coisas. Mas a foto ficou garantida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário