segunda-feira, 19 de setembro de 2011

A feira do Palácio de Justiça

Como Aix é uma cidade que gosta de feiras, comecei meu final de semana pela Feira do Palácio de Justiça. Pensei em usar minha roupa de mulher maravilha, mas lembrei que ela ficou lá em Olinda durante o carnaval, então fui de Luciene Francesa mesmo!
Aviso já que este post ficará enorme, pois vi "beaucoup de choses" interessantes para contar.
Como qualquer feira, a coisa acontece no meio da rua mesmo, entre um prédio e outro. Pelo menos não vi carros passando, acredito que eles fechem as ruas.
Também não vi gritaria nem ninguém barganhando preços, mas provinhas tem de sobra, eu mesma experimentei diversos cremes, já que aqui não são patês... Na França, faça como os franceses...
Não ia deixar de fora, este ai é o Palácio de Justiça, ao redor do qual tudo acontece. O que vocês veem nesta foto não é nem 1/3 das barraquinhas que têm por lá. As coisas acontecem de vários lados da rua!
Meu Deus, será que vocês terão paciência para ver tudo?! Homens, desistam deste post, passem pra outro... Com certeza vão morrer de tédio antes de chegar ao fim!
Esta daqui é uma barraca só de louças, todas muito coloridas, achei tudo, absolutamente tudo a minha cara. Vejam os detalhes dos calangos nas fotos abaixo! SIM, SIM... Aqui tem calango! Felicidade total!!!




E os lenços?! Já perceberam o quanto estou apaixonada por eles?! Estes são os mais bonitos que já vi. Era a barraca de uma moça africana. Pedi pra tirar foto com um deles e ela disse: já que você pediu, pode! Depois me perguntou: você ficou feliz? Eu disse que sim, e ela respondeu: então também estou feliz. Isto parece um costume na França. A madame dona do quarto onde moro sempre me diz isto!

Nesta hora pensei na Simone e no Cleyton. São livros dos mais diversos sobre e da França. Obras raras e não tão raras, didáticas. Bem... Estes eu passo, mas quis tirar porque sabia que vocês dois iriam gostar.


Agora vem os carrinhos... Quem gosta de carrinhos?! Digo? Não sei... mas ta ai, diversos carrinhos, todos carinhos, viu?! Não lembro o preço, mas era bem salgado pra coisas usadas!  Tem que amar muito!!!


E estes tapetes?! Aquele ali ao lado do azul estava lindo. Como tem muita coisa árabe e eles tem muito bom gosto pra enfeite (fora os exageros) as cores, as texturas são muito bonitas.
Já os brincos deixaram a desejar. Caros e nada demais. Se precisar de dinheiro aqui vou montar uma barraca e vender meus brincos, farão o maior sucessos. Os brincos aqui estavam entre 13 e 25 euros por coisinhas que eu não daria nem 3...


Oh povo pra gostar de chapéu. Estes estão num estilo diferente, mais, uma coisa meio malandro do morro! ehehe 


Estes são os souvenirs da Provence. Sabonetes e aqueles negócios de dar cheirinho. Ai mãe, escolhe o que vai querer... O cheiro é uma delícia... Sintam dai! ahahah

A diversidade é ótima. Têm de todos os cheiros, cores e tamanhos. É como no Brasil, mas são cheiros típicos daqui. Depois que experimentar um digo se o cheiro fica por mais tempo!
Olha os precinhos pra todo mundo ficar esperto! 
Os paninhos de prato também fazem parte das lembrancinhas da Provence. São bem bonitos e tem o símbolo da região.






Aqui queria mostrar as diversas bolsas que eles tem para vender. Também não vi nada de especial, são de pano, mas até que são bonitas. Embaixo, umas coleções de talheres de prata, acredito que de segunda mão.


Isto aqui é interessante. Este cone, na verdade, é uma bolsa. É um zíper. A medida que você fecha o zíper ele vira uma bolsa. Bem interessante, apesar de feio!



Chegamos agora a parte da gastronomia. Eles têm pães muito esquisitos por aqui. Acho que não gosto de pão como imaginei. E nada do tal pão francês que temos ai! Ah, nunca vi ninguém com o baguete embaixo do braço como reza a lenda. Eles andam com ele na mão como nós também fazemos!
Embaixo vocês verão uns temperos. Não me perguntem de quê, mas acho que tinha de tudo!








Chegamos as partes das frutas. Coloquei só para que vocês vejam que é tudo igual! Mesmas frutas e verduras, mesma cara e todo mundo fazendo sua feirinha...








Não sei o que é isto, só sei que o namorado da Larisse adora... Lembrando que ele é alemão!

















Eles também gostam de frango assado!!!






Mãe e tia Juçara, esta é pra vocês!!! Olha a delícia de paelha!!!
















E eu termino minha feirinha com as flores... Lindas!!!






Um comentário:

  1. Nossa, adorei essa feira! Amei as louças coloridas, os sabonetes e as ervas de Provence. Só os preços que não são nada camaradas. Cidadezinha cara essa!!

    ResponderExcluir