quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Os produtos da Provence

Este post é para atender a minha mãe e todos aqueles que gostam de comprar suvenirs típicos dos locais onde vão passear. Em todas as feirinhas (menos a dos árabes) vemos os produtos da Provence.
Procurei no wikipédia (sim, eu sou uma doutoranda que procura no wikipédia e achei a seguinte informação sobre a Provence: "a Provence é uma denominação geográfica para o antigo condado (transformado 1481 em província real francesa) e que corresponde hoje a uma grande parte da região administrativa francesa da Provença-Alpes-Côte d'Azur. A Provença situa-se no sudeste da França e estende-se desde a margem esquerda do Ródano até a margem direita do Var, onde limita com o antigo condado de Nice, na margem esquerda do rio. É banhada pelo mar Mediterrâneo.

Na segunda metade do século XX, a criação da região administrativa da Provença-Alpes-Côte d'Azur restabeleceu em grande parte o território originall da Provença medieval, com a inclusção dos Altos-Alpes e do território de Nice (diga-se de passagem que estou louca para conhecer Nice...).
Como coisas típicas temos muitas lavandas, acredito que seja porque a região é uma grande produtora de flores e de lavandas. Então sabonetes e sachês destes produtos são fartos se quiser comprar algo típico.
Aqui, no Centro de Turismo, existem diversos passeios para conhecer estas plantações. Os preços são razoáveis, vão desde 55 a 65 euros, porém todos já terminaram. As datas destas visitas foram até o mês de julho, acredito que porque, com o verão, aconteça a colheita.

Estas bonequinhas também vem com um cheirinho bom de lavanda.As bonecas em si não achei tão bonitas, porém o conjunto da cestinha e o cheirinho dão uma vontade de comprar e colocar nuns cantinhos da casa. São bem "menininhas"! As amigas com filhos pequenos e grávidas iriam amar!


Esses sachês são para gavetas, guarda-roupas e onde mais você quiser colocar. Além do cheiro bom achei muito bonito o saquinho, a variedade de cores e estampas agrada a todo mundo!
 Ah.... Isto foi uma das coisas que mais gostei. É uma toalha para cozinha, para enxugar a mão! Preferi umas menores... Acho que pelo tamanho da minha cozinha. O tecido é ótimo, é de toalha mesmo e todos vem com o nome da Provence e são coloridos de forma harmoniosa!

Aqui são panos de prato em conjunto.
Os conjuntinhos vem em várias coisas e tipos e é só procurar o que mais te agrada!











Eu gostei mesmo foi deste roxinho...




 E, por último, o símbolo da Provence: a cigarra!!! Aqui elas estão em forma de paliteiro e saleiro, mas você encontra a cigarra em forma de sabão, de ímã de geladeira e até algumas vem com o som "agradabilíssimo" da cigarra. Um bom presente de grego! ahaha Vou levar um desses para "os meus melhores amigos"! Graças ao meu bom Deus eu cheguei depois da época das cigarras e não as ouvi em nenhum momento por aqui e espero que continue assim.

Isto aqui eu não sei o que é, estava lá junto... Talvez depois a Larisse me diga. Como estava nas barracas de "coisas típicas" fica ai e depois de descoberto eu conto para vocês. 
Ah, e este eu tirei por uma questão de achar de muito mal gosto, apesar de típico. São vestidos, roupinhas e mochilas com a estampa da Provence. Ok, a estampa é legal, mas não ficou parecendo vestido de festa junina?! Eu não levaria isto de presente pra nenhuma criança... Mas, enfim, faz parte das coisas típicas. Acredito que alguém vá gostar... Então não se deixe levar pela minha opinião e peça, eu compro, mas não será presente meu e nem diga por ai que fui eu que levei!

4 comentários:

  1. Adorei sua descrição bem humorada!!!

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde,

    A nossa empresa fabrica texteis para a casa.
    Convido-os a visitarem a nossa pagina:
    www.nstexteis.wix.com/nstexteis
    www.facebook.com/nstexteis

    Atentamente
    Nuno

    ResponderExcluir
  3. Existe loja fisica ou na web? quero ver o valor dos produtos e possivel? obg.

    ResponderExcluir
  4. https://www.facebook.com/groups/1395299060521516/

    ResponderExcluir