segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Meu domingo....


Acordei com minha primeira chuva em Aix. Veja ai, choveu antes de Brasília, to na sorte! Fiquei bem feliz com esta nova experiência...Mas a chuva foi bem passageira e na hora do almoço me arrisquei a colocar um casaquinho e sair para almoçar.


O almoço realmente foi um suplício. A Larisse havia me indicado este lugar, o Flunch, mas que dificuldade para entender como comer, qual a dinâmica do lugar. A única coisa que entendi é que a água da torneira era de graça, claro!!!
Escolhi, pelo lado de fora, este XL de carne com batata frita. Na hora de pedir o chef da cozinha me deu umas 9 opções de carne. Se eu não saberia escolher nem em português, imagina em francês... Disse pra ele escolher o que ele mais gostava. Fiz isto com muuuito medo, pois o cidadão era chinês. Mas valeu, não sei o que comi, mas tava bom.
Meu prato ficou isto dai: uma carne, uma batata frita, brócolis, cenoura e couve-flor. Ta bom, né?! Desta vez deixei a murrinhagem de lado comprei um suco de laranja. Ah, e finalmente consegui gelo nesta terra. Eles não bebem as coisas geladas como nós, não chega a ser natural, mas uma coca-cola geladinha nem pensar....
Ah, no dia que tiver bem louca quero experimentar isto:
Parece uma ostra, sei lá. Mas eles adoram. Vi muitas pessoas comendo isto por aqui. Será que terei coragem?! E olha o precinho?! Não é barato não... Estou aqui só há 3 semanas, vamos aguardar...


Do almoço, fui numa feira (outra feira...) de carros antigos que estava acontecendo na Cours Mirabeau, como já disse aqui uma vez, é a principal rua da cidade.
Olha um modelo T da Ford... Muito legal! Vou levar esta foto pra sala de aula quando voltar a dar aula...








Um videozinho pra vocês... Estreia aqui no meu blog! Vamos parar de ver só fotos!




E querendo, você ainda podia pagar a bagatela de 4 euros para dar uma volta num destes carros que chegam a quê... 20km/h.... Non, merci!
Quando já estava me preparando para ir embora quem aparece?! Meu amigo mendigo!!!
Ai fui tirando uma foto e outra do carro, como se nem tivesse reparado nele ali e de repente, não mais que de repente, ele se aproxima e diz: me desculpe por te interromper, mas a senhorita poderia comprar um café para mim na cafeteria aqui em frente? Está aqui o dinheiro, eu só não posso entrar por conta dos meus trajes. Eu disse prontamente que sim, mas aproveitei para me apresentar, disser que era brasileira, estudante de doutorado, perguntei o nome dele que talvez, daqui há 5 gerações, eu entenda e fui comprar feliz da vida um grand creme sans sucre, que foram as instruções que recebi!
Aproveitei e bati um papo com o pessoal da cafeteria que já sabia, pelo meu pedido, que era para ele! 
Fiquei muito contente. Ah, eu paguei o café, devolvi o dinheiro para ele como forma de cortesia.
Agora, diga ai, o mendigo não aceitou meu dinheiro da primeira vez e desta ainda me dá do dinheiro do café?! Preciso entender melhor esta cultura... Choque cultural TOTAL!!!
Para finalizar o dia, ainda pude ouvir um belo sino tocando. Eu esqueci de contar para vocês, não preciso de despertador, a igreja aqui do lado bate o sino às 8hs e depois às 17hs. É bem bonito!






3 comentários:

  1. Não entendi muito essa do mendingo... Será se ele tem casa? E quem deu o dinheiro para ele poder comprar o café? hãã?? rs

    Fora ele, você ver algum morador de rua como aqui no Brasil?

    ResponderExcluir
  2. Já vi uns 4 pedintes, mas são diferentes dele,são bem vestidos e ficam sentados pedindo dinheiro.
    No caso dele não, ele fica andando por ai. Eu acho que eles recebem salário desemprego do governo francês e ele prefere viver deste salário a pedir... Mas eu vou descobrir, deixa só meu francês melhorar...

    ResponderExcluir
  3. Puxa, não consegui ver os videos. :(

    Aquele prato que você quer comer são mexilhões. Também fiquei com vontade quando vi o cardápio!

    ResponderExcluir