quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Cours de Français



Comecei esta semana um curso de francês intensivo. São duas semanas apenas, 3 horas por dia. Parece pouco, mas é muuuita coisa. São tantas palavras novas que é impossível assimilar. Mesmo sendo corrigida sempre que falo errado, logo depois da correção já me esqueci o que foi dito e cometo o mesmo erro! Aff... Sei que falo francês como um índio fala português, e é difícil mesmo estando aqui me adaptar. Ainda estou esperando o que me disseram: "ah... Com um mês você já estará falando bem". Sei...
A língua não é difícil, várias palavras são parecidas, então entender eu até entendo, mas falar... Eu tenho me esforçado, falo a aula quase toda, fico contando minha vida e já até consigo ser engraçada, porém... Imagino que pra quem sabe a língua eu falo très mal!!!
A escola fica perto da minha casa, uns 7 minutos a pé (sempre a pé). Quem recomendou foi meu orientador francês para que pudêssemos conversar. Amanhã será minha primeira prova, pois tenho uma reunião com ele a tarde e vamos ver se consigo me explicar... Será?! Conto para vocês depois.
As aulas são bem interessantes. No primeiro dia fizemos um tour pela cidade com toda a explicação em francês e tivemos uma hora e meia de aula a tarde. Ah, claro, fiz um teste oral e escrito. Fiquei no nível intermediário, mas não sei não... Acho que o pessoal lá fala melho que eu... Me falta muito vocabulário...

O bom é que como é uma escola para estrangeiros mesmo na hora do intervalo temos que conversar em francês (ou ficar calado). Eu disse que é bom, mas às vezes é difícil também, pois você já ficou uma hora e meia dando tudo de si para falar e entender e depois ainda, no momento de descontração, continua a se esforçar... Valha-me!!! 
Ontem a aula foi sobre todo tipo de roupas e coisas de salão de beleza. Descobri que um produto para alisar o cabelo é simplesmente um produto para alisar o cabelo. E eu pensando em como seria difícil explicar que quero fazer um selante, por exemplo... Hoje foi sobre todas as expressões de amor.
Sabe aquelas palavrinhas bonitinhas pra chamar marido e namorado? Nós aprendemos. Achei meio bizarro em francês. Vejam:


Mom ange (meu anjo)
Ma biche (minha corça - corça de bicho, ou veado, tipo o Bambi)*
Ma caille (minha codorna)*
Mon chat (meu gato)
Mon chaton (meu gatinho)
Mon coeur (meu coração)
Mon lapin (meu coelho)
Mon loup (meu lobo)
Ma puce (minha pulga)*
Mon trésor (meu tesouro)
Os com asterisco são os mais bizarros, sem dúvida.


Como já subo poucas escadas no prédio onde moro, na escola não poderia ser diferente. Ainda bem e que desta vez fiquei só no primeiro andar. A escola também oferece a parte curso de culinária (culinária da Provence), curso de vela, de equitação e uns passeios. Neste sábado vou a um passeio. Um professor de francês nos acompanha e tudo - óbvio - é explicado em francês. Não faço ideia de onde é o passeio, não entendi nada, só procurando na internet, mas vou preferir a surpresa! Nada como ter baixa expectativa, qualquer lugar fica bom!


As salas são bem pequenas e comportam até 10 alunos. Parece muita gente, mas nem achei... A aula na nossa turma é bem descontraída e apesar da diferença de idade e de objetivos de vida, a busca por falar francês melhor é o ponto comum.
Parece que as mulheres têm estudado mais... Só sobrou mulher na minha turma. Vamos aos nomes e nacionalidades: Luciene (Brasil! eheheh), Milena (Alemanha), Una (Alemanha), Eva (Suécia), Erica (Canadá), Esther (Suíça), Constanze (Alemanha), Madaleine (Estados Unidos) e Tile (Brasil). A d. Tile é de Santa Catarina por isto não tem nada de brasileira!!!
A Milena e a Una estão tirando um tempo de férias e viajando vários países enquanto não decidem o que querem fazer na faculdade. Eva e Erica estão de férias e resolveram aprender melhor francês. 
Eva está na 7ª semana do curso e Erica na 6ª. Constanze tem mestrado em culinária, mas nunca trabalhou com isto. Está de férias em Aix e resolveu aproveitar o tempo para aprender melhor francês antes de voltar para seu país e procurar trabalho. Esther tem um café que serve somente café da manhã na Suíça e resolveu conhecer um pouco da culinária francesa. Ela faz o curso a parte de culinária.
Madaleine está tirando também um tempo de sabático com seu marido que é da marinha ou algo assim e já fala um bom francês e quis continuar estudando. Não sei o que ela faz em minha turma, ela é muito boa e tem um excelente vocabulário.
E Tile tem uma filha que mora perto de Aix e ela e o marido resolveram ficar uns tempos em Aix para além de visitar a filha (e o neto) poderem conhecer a cultura provenciana e aprender francês, os dois fazem curso.
Eu? Bem... Eu sou uma tartaruga em cima do poste, como me disse o Alberson uma vez. "Não sei como ela foi parar ali, mas alguém a colocou e todos sabem que ali não é seu lugar"!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário