quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Dîner d'anniversaire

No sábado a noite fiz um programa ótimo! Tive, como disse a Larisse, um típico jantar francês. Era aniversário de um amigão dela e do namorado dela, o Thierry. Ele é professor da universidade onde a Larisse e o Falk estudam. Assim, pude conhecer mais um apartamento e o modo de viver de um francês.
Como ele já fez trabalho voluntário na África, tinham vários elementos de decoração africanos, tudo muito peculiar.
Como vocês já devem ter percebido, tudo começa com um bom vinho. No meu caso, um vinho para a foto, pois o suco de laranja tava ali do lado! ahahah A quem estou tentando enganar, não é mesmo?!


Agora acompanhem que coisa interessante. Não sei se tem no Brasil, mas foi mais uma ideia que achei ótima, não conhecia. É uma caixa ao invés de garrafa de vinho e você pode reutilizar.






Você depois só compra o vinho pra colocar dentro da caixa e voilá... mais vinho na mesma embalagem!
Após a degustação de vinhos e sucos de laranja, passamos a preparação do jantar.
O menu foi um bom arroz com camarão!
Como meus amigos íntimos e minha família sabe, eu cozinho muito bem! Aqui seria chamada de une cordon blue!!! ahahaha Então, é claro, eu preparei sozinha todo o jantar.
Brincadeiras a parte, sei que ninguém acreditou nesta. Vesti a roupa só para tirar umas fotos - como foto pode ser mentirosa... - e após as fotos voltei para a minha cadeira na cozinha e fiquei só observando. Neste meio tempo aprendi algumas regras de comportamento francês passadas pelo Falk (que como já disse, é alemão). Segundo ele, quando você não quer beber numa casa francesa não precisa dizer. Basta deixar entre 55 a 50% do copo cheio que não irão te ofercer mais ou perguntar. Caso você beba mais que isto eles já sabem que você está no ritmo e te servirão mais a cada "rodada".
Neste momento ai da foto houve um pequeno desastre na fervura do camarão. Ainda bem que nem tirando fotos eu estava, senão já seria culpa minha!!!
Agora eu vou contar a verdade... Depois de tudo muito bem elaborado pela Larisse, o Thierry resolveu adicionar uns temperos, um deles bem conhecido nosso chamado PIMENTA!!! Ele adicionou tanto que eu só consegui gritar: no, no, no...
Fui imediatamente advertida pelo Falk que os franceses possuem a melhor comida e que não se deve dar palpite na culinária que é tão especial. O prato ficou lindo, mas très, très chaud! Ou seja, pura pimenta. Pergunta se o Falk conseguiu comer? 
Eu e Larisse comemos tudo com uma boa dose de maionese, mas não vi o Thierry reclamar... Acho que para a culinária francesa o prato ficou excelente!
Como não existe aniversário sem presente e bolo, Thierry ganhou um CD de bossa nova do Tom Jobin e um bolo de framboesa, que esqueci de tirar a foto. Tava tão bom, tão bom que só lembrei depois de devorado por mim e Larisse.
Nesta foto ai ao lado da para ver de looongeeeee....
Estava realmente gostoso e leve! Très bien!!!
E para finalizar, eu também aprendi que numa reunião com poucas pessoas nunca se vai embora mais cedo. Como já estava cansada de me esforçar no francês, resolvi ir embora antes da Larisse e do Falk. Ficar tentando conversar numa língua que não se domina cansa muito mais do que pensei... Isto que fiz significou que não gostei da reunião e que fui embora mais cedo para me ver livre da festinha! Agora tenho que repetir: no, no, no... É que tudo ainda é muito difícil para mim. Espero que me convidem de novo, prometo que agora, munida de tantas informações a respeito dos franceses, procurarei não dar  mais gafes... J'espere...



Nenhum comentário:

Postar um comentário