quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Telefone Público em Aix

Um dos temas que mais me fez perder os cabelos quando cheguei aqui - e mesmo antes - foram os telefones públicos. Nem sei como esqueci de falar deles...
Antes de vir para a França sonhava que não conseguia avisar que cheguei, e que não entendia o funcionamento dos telefones, não conseguia comprar um cartão... Não conseguia explicar nada...
Enfim, não era um sonho, era um pesadelo terrível!!!
Contando para a Danylla, ela me deu um cartão que comprou em Paris e praticamente não usou, além de um saquinho de moedas. Fiquei muito feliz e parei com estes pesadelos e esta preocupação.
Chegando a Lisboa tentei utilizar o cartão que ela me deu, mas não funcionou de forma alguma. Então utilizei as moedas e consegui dizer para minha mãe (de madrugada, detalhe) que pelo menos um trecho da viagem já estava completo. O pior trecho, pois é em Lisboa, a primeira entrada na Europa, local no qual analisaram meu passaporte e meu visto para a França. 
Foi tudo muito tranquilo, teria sido melhor se não fosse a longa fila de espera e o calor infernal. É primeiro mundo, mas economizaram no ar condicionado do aeroporto... Vamos respeitar porque nossos irmãos compatriotas realmente estão passando por uma crise terrível!!!
Chegando a Aix en Provence é que comecei a minha saga em relação ao telefone. 
Nas fotos acima coloquei dois tipos de cabine: uma aberta e outra toda fechada. Existem telefones que não têm cabine. Como ainda está muito quente por aqui procuro as cabines abertas ou sem cabine. As fechadas devem ser ótimas para o frio, porém agora só se for para virar sopa (sopa, não canja!)
Veja que neste telefone não há lugar para moeda, só para o cartão. Eu colocava o cartão e só aparecia uma mensagem no visor: cartão inválido. Comprei um cartão novo e nada... Só cartão inválido. E ai, como fazer?! 
Na primeira oportunidade perguntei a Larisse como ela usava o telefone público e ela me disse: eu leio as instruções que vem atrás do cartão. Oras... O espaço não era para colocar o cartão... Você lê as instruções e segue... Incluvise porque o cartão tem um código, se tiver enfiado no telefone não há como digitá-lo...
Então, para que serve o local do cartão?! Para cartão de crédito ou débito!!! Muito mais inteligente e evoluído que a gente...
Mesmo assim, não conseguia entender as instruções do cartão... Comecei a fazer tudo por tentativa e erro. Um dia, sei lá, já devia ter mais de uma semana tentando, consegui descobrir.
No caso deste cartão abaixo você:
1. Disca 0800 71 30 18
2. Ouve uma mensagem que pergunta que língua você quer ouvir. Claro que não tem português (seria fácil demais), mas têm francês, inglês, espanhol, árabe, japonês, chinês... Você digita o número correspondente a língua
3. Te pedirão o código do cartão, que é este ai em cinza:
1462 671 1411. Este código vem como uma raspadinha, na frente vem uma tarja cinza, você arranha e só ai pode ver o número.

4. Disca-se o número que desejado no caso do Brasil: 00 55 (código do Brasil) 61 (código de Brasília) e o telefone da pessoa!
5. Uma voz (na língua que você escolheu) diz quanto tempo de conversa você tem para aquele número.
E acabou... (pior é ouvir o toque de ocupado depois de tudo isto!)
Ser pobre é fogo... Não consegue entender nem um orelhão em outro país... Aff...

Esta é a frente do meu cartão. Sempre achei irônico este sorriso, me parece que alguém achou très amusant a minha falta de traquejo com o telefone...




E como ser pobre é ser pobre, eu descobri como se faz ligações a cobrar para outros países dependendo de onde você está. Segue a lista:
Da França é 0800 99 00 55.  Depois você ouve a gravação EM PORTUGUÊS (uhuhuhuhu) pedindo o número. Neste caso, fica sendo só o código da cidade e o telefone desejado e pronto, já pode falar a vontade as custas de quem atendeu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário