quarta-feira, 12 de outubro de 2011

O elevador

Há alguns anos, não sei quantos, lembro que fizeram um concurso para saber qual a maior invenção do século XX. Na época foi escolhida a pílula anticoncepcional. Eu achei muito interessante e fiquei pensando qual era a melhor invenção na minha opinião, não do século XX, mas de todos os tempos. Tem a roda, o fogo - acho que o fogo é uma descoberta, não uma invenção - enfim... A roda sempre ganhou na minha cabeça. Mas hoje mudei muuuito de ideia, o elevador é a melhor coisa que existe no planeta. Viva sem ele e more no 5º andar pra saber...
E não falo só por subir e descer as escadas, falo também pela tranquilidade de transportar coisas. Quem tem medo de elevador não sabe o que é viver sem ele! Dei uma pesquisada na internet e descobri que o primeiro elevador foi inventado em Roma, no século I a. C., mas que tornou popular como conhecemos em 1853, com o americano Otis (nome da marca de elevadores), que criou o sistema que entra em ação quando os cabos se rompem e depois, outro americano, Siemens (lembram de outra empresa?!) criou o elevador elétrico.
Apesar de tudo isto, aqui em Aix, tudo que é antigo (uns 600 anos...) não tem elevador e, como vocês sabem, onde eu moro é assim. Então, hoje comprei meu frigobar e meu microondas, uma situação bem feliz, mas que se tornou um suplício devido a falta deste meio de transporte já tão comum no TERCEIRO MUNDO!!!


Como tudo tem seu lado bom, consegui encontrar o que queria na loja de produtos usados. Aqui é bem normal comprar coisas de 2ª mão ou, como a Emanuela disse da época que morou na Holanda, pegar coisas do lixo mesmo! A Tile, a senhora brasileira que estudou comigo na IS me disse que pegou uma tábua de passar roupas novinha! Como não vi nenhum microondas ou frigobar no lixo, comprei mesmo... Na loja têm de tudo, de bolsas de marca, carteiras, móveis, calculadoras... Até produtos como panelas e secadores de cabelo.
Comprei um frigo pequeno devido ao tamanho do quarto, mas nem pensei o quão difícil seria trazê-lo até aqui... Ainda bem que não foi nada maior... Eu ia diariamente a loja procurar um frigo e nunca tinha. Hoje eu também já olhei e disse: nada de frigo. Porém, a superLarisse disse: olha este aqui! E, voilà, comprei! Claro que foi ela também que arrumou o carro pra trazer o frigo e emprestou o petit ami para me ajudar a subir os 5 andares.
Eu não sei... Talvez eu lance um concurso para as melhores ideias de como pagar por tudo que a Larisse já fez por mim neste um mês...
Olha ai, tem até lugar pra fazer um gelinho... Não sei se vou usar no inverno, mas é sempre bom ter opções...
E este é o microondas. Esquisito, né?! Acho que ele é antigão... Pesadíssimo!!! Devia ter pesado os microondas na loja antes de escolher qual comprar. Amanhã vou arrumar cada coisa em seu lugar. O frigo é que preciso esperar 24 horas para ligar por conta do gás ou de sei lá o quê, mas já vou limpar e escolher onde colocar - lembrando que não tenho muitas opções - fazendo uma mudança de layout aqui no quarto.
Finalizado tudo isto, fica a saudade do vendedor da loja. Apesar de não ter foto posso garantir: ele é um gato! Mas não me deu a menor bola, é um típico francês - entendam esta frase como quiserem!

Um comentário:

  1. Seu microondas parece mais uma máquina de fazer pão!
    E acho que você devia voltar na loja atrás de um saleiro ou coisa parecida. Nada a ver com o vendedor, claro!
    Bjo.

    ResponderExcluir