quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Mônaco



Mônaco é um daqueles lugares que a gente ouve falar sempre, mas nunca pensa que vai conhecer...
Quando vi que tinha uma excursão para lá não pensei duas vezes, já me inscrevi. 
A cidade fica há 3 horas de ônibus daqui de Aix e já está fora do que eles chamam de região da Côte d'Azur, pois Mônaco é um principado independente. É um principado porque quem manda lá é um príncipe (bem feio, por sinal) que é descendente da família que criou a cidade. É tudo muito pequeno e apertado, em contra partida é tudo lindo.


As ruas são limpíssimas, as casas muito bonitas, não vi nada feio ou de mal gosto - não é verdade, vi uma Ferrari laranja... - mas como estou falando de casas, as casas são lindas. 
Como Mônaco é uma cidade construída numa encosta na beira do mar mediterrâneo, várias casas ficam lá no alto, com ruazinhas estreitas e inclinadas. A partir dai pensei porque a cidade é uma cidade rica, imagina um Uno tendo que subir uma encosta?! Impossível! Só mesmo tendo um carrão pra chegar em casa! 


E não é verdade que em toda esquina você vê uma ferrari ou um destes tipos de carro. Vi muito carro normal, como pegeout, citroën... O bairro de Monte-Carlo é que é cheio disto, mas no resto da cidade, se é que existe num lugar tão pequeno a palavra "resto" é tudo normal. Acredito que seja uma "classe média" de Mônaco, que corresponda a nossa classe A e B.

Minha primeira parada foi no palácio de justiça para ver a troca da guarda. Confesso que não vi grande coisa, era domingo, a cidade estava lotada de turistas e neste momento TODOS estavam lá para ver a mesma coisa.  



Não tem muita diferença da troca da bandeira brasileira, só o glamour de estar em outro país vendo a mesma coisa.
Esta estátua foi um presente de colonos estrangeiros ao príncipe Albert por seus 25 anos de reinado em Mônaco. Os pássaros (não sei a espécie) não fazem parte do monumento, porém acredito que estão sempre por ali. A estátua tem uma cor que me diz que é sempre bem carimbada pelos passarinhos...




E não fique você pensando que são bichinhos fofos, lindinhos... Primeiro, são bem exibicionistas, esta foto, por ex, fez pose quando me viu com a máquina! Outra, ficam por perto para roubar a comida dos pobres turistas desavisados! Exatamente, elas vão chegando, chegando e vc lá encantado com o pássaro nem percebe, quando vê, ele pega seu sanduiche, sai voando e adeus, au revoir, a bientôt! 


Outra tática é vir voando e dar um rasante na comida alheia e, voilà, lá se foi seu almoço... Claro que só em coisa boa, ave de Mônaco também é chique!




Depois do passeio pelo palácio, parti para andar pela cidade, que é toda preparada para receber turistas, ou seja, souvenir pra todos os lados.

Fui tirando algumas fotos para que vocês vejam os preços das comidinhas e lanchinhos. Até que se encontra bastante lanche por um preço bom, barato. É uma cidade que sabe que seus turistas não são tão ricos quanto seus moradores! É possível comer em Mônaco e não ter que vender um rim! 





NESTA LOJA ESTAVA CARO! NÃO COMPRE NADA POR ESTE PREÇO, AO LADO VOCÊ ENCONTRA POR 1,50! ------------------------------>


Mesmo as ruas turísticas movimentadas são bem limpas. É praticamente a mesma coisa de Aix, ruas estreitas e muitos studios. Penso que estes ai também não têm elevador. Uma das portas estava aberta e dava pra ver uma escada bem íngreme, não me pareceu nem um pouco convidativo para morar...  
Como se as lojas já não fossem boas o suficiente, esta ainda resolveu inovar e colocar um tigre, ou não sei bem o que é isto, na porta! Não tinha quem não desse umas boas gargalhadas!





Depois de torrar o dinheiro que eu não tenho comprando postais e coisinhas para a família, segui para o Museu Oceanográfico de Mônaco. Um sonho! Amei o local!





Tudo no museu é muito bem elaborado e cuidado. Basta dizer que Jacques Cousteau foi diretor do museu por muitos anos, de 1957 até praticamente sua morte!!! Vi muitas espécies de peixe, tartaruga, tubarão, moréia, meu problema é que não entendo o suficiente para explicar, mas posso garantir que ver estas espécies aqui é "quase" melhor que ver em Fernando de Noronha. Ah, por falar nisto, achei o Rio de Janeiro, sem dúvida, muito mais bonito que Mônaco, Galvão Bueno que me perdoe.



Elas são de verdade e ficam se movimentando no aquário, acredito que pela foto não é possível ver o quanto são bonitas, chega a ser mágico... 

Veja a reação destas crianças ao chegar perto de um dos aquários do oceanário. Achei muito engraçado que quis trazer para vocês. As encontrei em outros momentos do passeio e elas estavam indóceis!











Eu, Marcela e Julia jurando que estávamos conseguindo fazer a mesma cara que os peixes. Será?!


















Nos dois andares de cima do Oceanário estava acontecendo uma exposição sobre o casamento do príncipe, mas não deu tempo de ver... Tinha hora para chegar ao ônibus e mesmo os peixes não consegui ver todos!!!
Também, ver a história de um príncipe que se casou aos 53 anos porque precisa ter filhos legítimos para herdar o trono senão o principado pode ser restituído a França não me parece nada romântico... Ele já têm dois filhos, mas como são ilegítimos não servem... Esta coisa de filho legítimo e ilegítimo é tão politicamente incorreta que deveriam mudar estas regras... Coisa pré-histórica...


Sai correndo do oceanário para o ônibus, mas no caminho não pude deixar de ver os pequenos barquinhos com os quais os pobres de Mônaco passeiam pelo mediterrâneo.  



Além do azul do mar ser uma espetáculo, ainda podemos ver aquele monte de "barquinhos" estacionados que dão todo o charme ao cais da cidade.



No ônibus fomos para o quartier Monte-Carlo, o bairro mais chique dos chiques de todos os tempos. Aqui sim só tem gente rica, mas um rico sem precedentes para um brasileiro! E, claro, vou falar do trajeto da fórmula 1, mas vou deixar isto para outro post, este já está mutio grande e sei que vocês já cansaram de ler...



2 comentários:

  1. Caramba, Kibom aí se chama Miko!! Eu jurava que era uma marca nacional!

    Os pássaros abusados de Mônaco são gaivotas e pelo que você contou me lembraram muito os pombos da Praça São Pedro, no Vaticano! Um deles chegou a me fintar para roubar meu lanche!!!

    ResponderExcluir
  2. Alguem poderia me ajudar? Como e nome da ave que rouba comida em MONACO!?

    ResponderExcluir