quinta-feira, 27 de outubro de 2011

A lavanderia

Existem várias maneiras de se lavar roupas aqui em Aix, como em qualquer lugar do mundo. Você pode lavar em casa, principalmente se tiver um lugar para estender. Já que alguns prédios não tem varanda e são tão pequenos que acredito ser difícil estender qualquer coisa... Não vi tanques nas casas que fui - mas foram poucas - porém vi que todos têm máquina da lavar.
Outra solução são as lojas que, como ai no Brasil, você entrega a roupa e eles te devolvem passada e dentro do saco. Não sei o preço, por fim nem me atrevi a perguntar, quem sabe quando tiver mais acostumada e recebido minha bolsa, que até hoje não saiu...
No meu caso, eu resolvi ir a lavanderia tipo self service. Achei bom porque só vi isto em filme e pensei que seria uma boa oportunidade de conhecer! A primeira fez que fui fiz tudo errado. Acabou que lavei minhas roupas sem sabão e amaciante, quer dizer, não lavei. Da segunda vez, consegui lavar com amaciante, mas o sabão foi para o lugar errado... Ou seja, o coloquei de forma errada na máquina. Hoje, pela terceira vez, fiz tudo correto. Mas também se não fizesse merecia apanhar!
Das primeiras vezes tive muita roupa para lavar por conta do calor e dos estragos que fizeram nas minhas roupas no hotel, como comentei num dos primeiros posts, agora é pouca coisa e não uso mais as máquinas de 8kgs. 

As máquinas ficam distribuídas por quilo e têm de diferentes tipos. Eu prefiro esta ai que é mais moderna e dá pra ver como a roupa está sendo lavada. O grande problema é que minhas roupas tem saído estragadas. Já perdi uma echarpe linda que comprei na Renner que as pessoas aqui já até tinham elogiado... Foi-se... Virou algo impossível de recuperar. 

Deposi de lavadas, você seca as roupas. Estas verdes são as máquinas de secar. Eu sempre deixo o máximo de tempo para ver sai tudo seco. As roupas mais leves sim, mas as mais pesadas ainda saem meio úmidas. Imagino que casacos de frio mesmo devam ser colocados duas vezes no tempo máximo. Espero lavar os meus só quando voltar ao Brasil, vou dar uma de francesa e passar perfume!

Aqui são minhas roupas de hoje sendo lavadas. Acho que desta vez coloquei sabão demais... Outra coisa, você pode levar seu próprio sabão ou comprar lá na hora. São 0.90 euros por uma caixinha de sabão que só dá praquela lavada, mas achei melhor, pois é OMO e a quantidade parecer ser perfeita! Hoje leveu meu próprio sabão, mas vou passar a comprar na loja mesmo.
Esta é a máquina que colocamos dinheiro. Uma coisa que não gostei foi o fato de só aceitar moedas. Ai tive que ir no mercado comprar qualquer coisa, pagar com uma nota alta e torcer pra pessoa me devolver o troco em moedas. Eu tenho juntado moedas aqui para estas situações, mas hoje estava sem. Algumas coisas só se resolvem com moedas e esta é uma delas!
Esta outra é a máquina de sabão. Foi ai que não entendi. Paguei na máquina da foto acima pelo sabão e jurei que ele era mandado direto para a máquina de lavar. Mas não, cai uma caixinha aqui de OMO que você irá abrir e colocar na máquina. Só percebi quando minhas roupas já estavam batendo... Acho que pedi demais da tecnologia européia.
E o que você faz enquanto sua roupa é lavada? Muitas coisas... Pode ir embora pra casa, fazer compas, ir tomar um café... Ninguém mexe em nada, inclusive porque a máquina não abre enquanto não acabar, mas todos respeitam uito... E, no meu caso, fiquei assistindo um filme francês que estou tentando acabar de ver... Demora porque estou vendo com legendas e os diálogos que não compreendo coloco no tradutor. Ah, coisa boa, minha internet pega dentro da loja, então também posso lavar roupa e bater papo no computador - ou fazer minha pesquisa de doutorado (eheheheh).

2 comentários:

  1. Realmente tem coisas que é melhor deixar sem lavar...
    Passa um perfume e vai usando...

    ResponderExcluir
  2. Concordo com a Simone e também já te falei incorporar os hábitos locais! Hehehehehe

    ResponderExcluir