quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Avignon e Le Baux de Provence

Meus amigos e amigas, me desculpem, hoje já é quarta-feira e ainda não escrevi sobre meu final de semana movimentadíssimo. É que estou num ritmo de estudo de francês mais apertado que nos outros dias e fiquei sem pique...

Neste sábado passado fui para Avignon. É uma cidade há uma hora de Aix e bem charmosinha. Lá moraram 7 papas, então a maior atração turística da cidade é o palácio onde eles moraram. 


A primeira coisa que vemos ao chegar a cidade é esta ponte linda. A ponte não está completa, têm somente 4 arcos dos 22 que existiam antes. Foi construída entre 1171 e 1185, é muito esquisito estar num lugar tão antigo..




 É um passeio bem gostoso andar por ela, mas só com um ticket, ou seja, tem que pagar. E o preço não é baratinho, 10 euros para conhecer a ponte e o palácio dos papas... Mas é claro que aproveitei minha carteira de estudante de dei umas voltas pela ponte e fiquei um tempo observando a beleza da cidade que é possível ver lá de cima. 



Estas aqui eram umas florzinhas que nasceram no meio da ponte. O bom de ter tempo e não ser da cidade é o olhar que podemos ter das coisas...




Em frente a entrada da ponte colocaram esta coisa bizarra, que não sei porque, acredito que minha irmã e meu cunhado vão gostar. Não tem muito a ver com o resto das construções, mas é como a pirâmide e o Louvre... Cada um com seu cada um...





Este é o palácio dos papas, como disse, a maior atração turística da cidade. Lá dentro está tudo em ruínas a revolução francesa fez uma tremenda faxina e não sobrou praticamente nada daquela época.

Mesmo assim, é um passei obrigatório. Como está tudo em ruínas não é possível dizer se eles moravam bem ou mal. 


O palácio é bem grande, como sempre, cheio de escadas e os salões são muito amplos, acredito que muitas pessoas deviam viver ali junto com eles.
E olhem o estado desta porta... Enfim, é uma visita que você tem que olhar muito bem onde pisa, senão sai todo machucado...








Este é o palácio visto por uma maquete, assim é possível ter uma ideia do tamanho do local.

Em cada figura como esta há um número. Com este número você pode ouvir a história daquele papa num aparelho que mostrarei mais para a frente. Como sempre, escolha a língua, mas não espere encontrar em português. Tudo perfeito para meu treino de francês!!!




Este é um traje da guarda suiça para os papas, mas eu, sinceramente, achei que parecia uma roupa de bobo da corte. Me diz que este colorido todo e esta mistura não lembram os bobos da corte dos filmes? Só faltou o chapeuzinho com pompom! Mas, tudo bem, os caras eram seres importantes, com grande responsabilidade, não vou rir da roupa deles...


Como o palácio está vazio, para justificar a venda do tícket, colocaram algumas peças de decoração que não entendi muito bem o significado. 
Por ex, uma maquete de como foi construído o palácio, umas pinturas e umas figuras pós-modernas. Meu nível cultural tem crescido, mas acredito que nem tanto...



Como disse, quando você entra ganha este "telefone" para discar o número que está em cada peça e ouvir sua história. Da outra vez não quis reclamar, mas, sinceramente, este tipo de aparelho não é bom. Você precisa segurá-lo o tempo todo e sua mão fica ocupada. Como ouvir e tirar foto ao mesmo tempo?! Ou mesmo pegar algo na bolsa?! Muito complicado... Está precisando urgentemente de atualização!




Dentro do palácio ainda há uma área de lazer com um pátio bem verde, muito bem cuidado. Talvez a única coisa bem cuidada... 

Outra visita é a catedral de Avignon. Do lado de fora há um jardim bem gostoso, com poucas flores nesta época do ano, mesmo assim, bem agradável! 




Da parte mais alta do parque é possível ver o lago e um pouco da vista do verde da cidade. Mas tava um friozinnho nada legal!







A foto da rosa é para a minha mãe...


LE BAUX DE PROVENCE

Saindo de Avignon fomos para Le Baux de Provence, no início dos Alpes. Nossa... Que lugar lindo... As pedras são brancas, muitas casas foram construídas nas pedras, no todo existe um castelo medieval... Enfim, amei a cidade! 
Como nada na França é fácil, para chegar até a parte mesmo que é a cidade você sobe, sobe, sobe e sobe mais um pouco. Os músculos da minha perna tremiam para conseguir acompanhar o ritmo do guia da excursão! Sinceramente, o que custa colocar uma escada rolante?! Um elevador?! Não basta ter vindo do outro continente, pago uma nota pra estar ali, tem que ralar, suar e se esforçar para merecer conhecer o lugar... Não acredito ser correto não... Vou lançar uma ONG que protege o pobre do turista!



As lojinhas são lindas, com muitos mimos e coisinhas para enfeitar as coisas! Tudo muito artesanal, feito de ferro, na maioria das vezes.



Como sempre, o símbolo da Provence, uma parece só de cigarras!!! E elas fazem aquele barulho irritante quando você passa perto. Acredito que vou achar isto em TODAS as cidades daqui.
Pra compensar, os meus amados calangos também tem lugar de destaque. Pena que são tão carinhos, senão já os tinha levado para casa... Ou melhor, para meu quarto enquanto não vou pra casa! Encontrei especificamente em Le Baux de Provence várias lojas vendendo todos os tipos de calango, um mais lindo que o outro! 


Pronto, agora chegamos ao topo da cidade. É onde se encontra o palácio medieval. Também não sobrou grande coisa dele, mas a vista dos Alpes é maravilhosa, valeu a pena pagar (de novo!) para entrar!
Gostei muito de conhecer o castelo e imaginar os grandes guerreiros que ali lutaram e protegeram seus territórios. É quase como uma viagem no tempo. Me lembrei muito do casamento da Emanuela e de como aquele local nos remete aos tempos passados. Fiquei com saudade dos trajes típicos.








Esta imagem estava na beira de um precipício. Olha que boa ideia, mal trabalhador é descartado sem aviso prévio e ainda tem a oportunidade de descer com uma bela vista!!! 

Estas são as vistas possíveis do castelo. Tudo mutio bonito para todos os lados. Um vento... Foi difícil tirar foto minha, mas da paisagem deu pra dar e vender!




Saindo do castelo, fiz uma descida mais tranquila, prestando mais atenção a cidade e as ruazinhas bem estreitas que ela tem. Vi no wikipédia que ela só tem 17km², por isto tudo é tão pequeno...

Como sempre, não pude deixar de tirar foto das lavanda que estão por toda parte para vender. Acredito que nunca mais olharei lavandas do mesmo jeito depois de passar pela Provence.


Ah, esta foto aqui  é especial. Se você se apaixonou pela vila, entre em contato Este local está para alugar!!! Não sei o preço, mas ficar uns dias neste local deve ser um sonho! Abaixo está a rua onde você ficará. Lembre-se, é impossível subir de carro. Pense bem antes no exercício do dia a dia!





Mais um chien no meio do meu caminho. Vou acabar levando pra casa também! Mas, por enquanto, só estou levando na lembrança e nas fotos! 











2 comentários:

  1. Só os passeios já estão valendo essa ida para a França! Cada lugar mais lindo!

    Ah, até hoje a Guarda Suíça usa uma roupinha ridícula bem parecida com essa da foto!

    ResponderExcluir
  2. Nossa!!! Que lugares lindos!!! Quero conhecer!!!

    ResponderExcluir