sexta-feira, 28 de outubro de 2011

O Trânsito de Aix

Aix-en-Provence é uma cidade pequena. Não posso dizer que conheço tudo, ou que sei os limites da cidade, mas aqui é como uma cidade do interior. Na internet achei num site que a cidade possui 143 mil pessoas, num outro site 125 mil e em outro 127 mil, então é por ai. Não sei se isto é muito ou pouco, mas a julgar pelo tamanho da cidade deve ser pouca coisa.
Mesmo assim, a cidade tem um trânsito meio louco. Eu, como praticamente todos os estudantes, não tenho carro e faço tudo a pé. Como fiquei numa boa localização na cidade fica mais fácil, mas mesmo quem mora fora do centro também costuma fazer tudo a pé, pois de carro é terrível. Acredito que usem mais o carro pessoas que trabalham fora de Aix - em Marseille, por exemplo - ou que transportem algo pesado ou muitas crianças.
Assim como o trânsito é ruim, os pedestres também o são. Não respeitam sua hora de atravessar, normalmente atravessam com o sinal vermelho para o pedestre, mesmo assim andam devagar e ainda obrigam os carros a parar ou diminuir porque estão atravessando de forma errada. Apesar da cidade pequena, a coisa aqui é bem pior que Brasília.
Outra coisa interessante, os ônibus são bem bonitos, me parecem confortáveis (só peguei ônibus para outra cidade, não para dentro de Aix), mas possuem um grave problema de horário. O último para as proximidades sai 21hs. Depois disto, só indo a pé. Existem vários bairros nas redondezas do centro da cidade e para estes lugares que se precisa de ônibus. Muita gente me perguntou se eu ia querer morar no centre ville (centro da cidade) e eu disse que nunca morei no centro da cidade ou no melhor lugar da cidade, fui criada em Taguatinga, moro em Águas Claras, por que ia fazer questão disto na França? Só que aqui em Aix é diferente, se você morar fora do dentro da cidade ou fora das proximidades dele dependerá de ônibus para tudo e isto quer dizer nunca sair a noite, a não ser que consiga uma carona.
Como a cidade é antiga as ruas são muito estreitas, só passa um carro por vez e se um tiver que parar por qualquer coisa os outros tem que esperar, pois não há como retornar ou mesmo dar um jeitinho de subir na calçada.

Viu como parecem duas faixas, mas só passa um único carro? Esta é a rua onde moro. Daqui de cima às vezes fico ouvindo os carros lá embaixo buzinando. Quando é assim já sei o que aconteceu: algum engraçadinho parou o carro no meio da rua para, por ex, comprar pão e parou todo o trânsito.

Nesta aqui, por ex, os carros que vocês estão vendo estão estacionados e esta outra parte da faixa é por onde passa apenas um carro. Agora pense como é fazer baliza numa situação destas... Os carros param colados uns nos outros, não sei como conseguem estacionar e sair depois. Acredito que só com muuuita prática. E realmente os carros são guinchados se ficarem em locais proibidos. Outra situação que vejo muito por aqui são os guardas da rua multando. Para mim, às vezes, é até difícil saber porquê. Não vejo nenhuma placa ou nada que diga que é proibido, mas eles estão lá distribuindo suas multas. Talvez multem só porque a pessoa tem um carro... Vai saber...



Esta é a Cours Mirabeau, a principal rua da cidade. Ela é mão dupla, mas também é bem difícil de passar. Lá no final tem um sinal, por isto o engarrafamento...

Os dois carros brancos que aparecem na foto estavam parados, estacionados nestes lugares, mas ai não se pode parar. Pura sorte não ter nenhum guarda, no caso deles seriam guinchados mesmo... Normalmente são pessoas que foram fazer entregas nos bares e restaurantes da avenida.
Indo para o lado contrário daquele engarrafamento, chega-se a Rotonde, o cartão postal da cidade. Outro lugar totalmente engarrafado na hora do rush. Segue um vídeo para que vocês tenham uma ideia.




Aqui apenas para mostrar o grande movimento da rua: movimento de pessoas, ônibus e carros!

Agora chegamos aos estacionamentos. É mais fácil ver um elefante andando por aqui do que achar um lugar para estacionar... As faixas são mínimas e, na verdade, é difícil saber o que é vaga e o que não é!





E além de tudo você tem que pagar... Esqueci de ver o valor por hora, minuto, não sei como é, acredito que a pessoa escolhe.




E, por fim, queria mostrar esta outra ruazinha, que fica também na Cours Mirabeau, mas é perto da entrada das lojas. Aqui só podem andar os táxis e por isto têm alguns sinais... Outra coisa interessante é que é cheio de uns toquinhos que aparecem duas fotos abaixo e o motorista aperta um botão e o toquinho baixa. Assim ele pode passar sem problema.






Um comentário:

  1. Olha, nós estamos é mal acostumadas. O trânsito em Brasília é super civilizado! Só me dei conta depois que mudei para Goiânia. Aqui os motoristas furam sinal vermelho, dão ré no meio da avenida, andam por cima do tracejado que divide as pistas criando uma terceira faixa onde só tem duas! Eu nunca tinha visto tanta barbaridade.
    Pelo menos aí tem guardinhas para multar. Aqui, nem isso!

    ResponderExcluir