terça-feira, 25 de outubro de 2011

O frio começou a chegar...

Ainda estamos no outono, na verdade, começo do outono, mas para mim o frio já está frio de verdade... Não quero pensar como será quando chegar o inverno, a neve... Deve ser lindo, mas só de olhar, de viver... Não sei não. Talvez seja bom pra quem gosta de frio, mas para mim que adoro a praia, o sol e o calor... Aqui em Aix, mesmo com o frio, o vento e a baixa temperatura o sol aparece. Ontem e hoje o dia amanheceu nublado, chuvoso, só que quando são 12hs, 13hs o sol aparece e fica até por volta das 15hs, depois fica tudo nublado de novo.
Segundo a Mme. Moutier, este é um privilégio do sul da França, pois em Paris é nublado o dia inteiro e tem muita, muita chuva. Como daqui a alguns dias estarei por lá, poderei contar para vocês!
Por conta do frio já comecei a ligar o aquecedor. Acredito que existam uns aquecedores mais modernos, elétricos, como ar condicionado, mas no meu quarto - e em todo o apartamento - o aquecedor é a gás. Acredito que sejaj por ser um lugar de construção muito antiga, não sei nem se tem estrutura para algo mais moderno. Neste buraquinho ai se vê o fogo ligado. É como se fosse um fogão a gás! 
É bem fácil de manusear, você simplesmente aperta o botão e já está ligado. Este primeiro botão que está com a luz amarela ligada é do meu aquecedor. Para o banheiro é este mesmo aparelho, mas basta ligar o chuveiro ou mesmo abrir a torneira da pia para ele ligar automaticamente.
O aparelho do meu quarto é este ai do lado. Eu pensei que esquentasse mais, mas também não coloquei no volume máximo. Uma má notícia é que a Mme. Moutier me disse pra desligar antes de dormir. Fiquei decepcionada. Para mim o grande diferencial seria poder dormir com o aquecedor ligado, assim sentira menos frio e não precisaria cobrir o rosto como tenho feito toda noite. Fica lá o corpo todo quentinho e só o rosto gelado... C'est terrible!!!




Mudando um pouco de assunto, mas pensei que cabia bem neste post, eu nunca falei da decoração da escada para o meu quarto. É tudo bem francês, de bom gosto... Apesar do espaço ser bem apertado e as pareces não são pintadas com tinta, é algo que quando encostamos suja nossa roupa de branco. Também não tem cerâmica em nada...




Esta é a porta de entrada para o primero lance de escadas para o meu quarto. A porta para o apartamento da Mme. Moutier fica do lado de fora desta porta. Então, quando entro e fecho a porta já estou no meu "canto", apesar de ainda termos uma área em comum. 
A área em comum é esta estante com muitos e muitos livros. Peguei dois emprestados: comer, rezar e amar e o pequeno príncipe. Preciso ler em francês e pedi a ela que me ajudasse com algo que não fosse muito elaborado, mas que proporcionasse uma boa leitura. Dentro do armário ainda ficam o aspirador de pó e todos os produtos de limpeza.
Só depois de passar por esta etapa é que realmente sobem-se as escadas para o meu quarto. Como disse, não tem cerâmica e mesmo o chão lá da parte dos livros só tem um tapete, embaixo é chão normal, de cimento.


Este é o primeiro mimo que você encontra na escada. Olha, é meio difícil de passar com este "mimo" bem ali na viradinha (imagina como foi passar com o frigobar e ainda com o cuidado de não quebrar nada), mas é bem bonito e antigo. Com o espelho, a mala, o barco e o avião. 


Subindo as escadas encontramos este palhacinho, o calendário japonês e um quadro. Se você olhar por outro ângulo verá outro quadro em cima da escada e bem em frente este outro, que é a única coisa que não gosto, pois parece a foto de alguém que já morreu... Coisas da França... 




Já no quarto, também não faltam enfeites, mesmo com o pouco espaço. Achei bom, pois assim não fico com vontade de comprar nada para colocar lá, primeiro porque não caberia e segundo porque já está tudo muito harmonioso. Um abajour oriental, um espelho que parece a janela de um navio, outro abajour que fica ao lado da minha cama e onde coloco os livros, uma cadeira que coloco os livros da faculdade (deixei sem nada para que vocês pudessem vê-la melhor), uma outra cadeira só para visitas e uns potinhos de papelão que aproveito para colocar os brincos.
Um detalhe sobre esta cadeira só para visitas, eu não sei como ela é por baixo, deve ser algo meio velho, não sei, mas ela é bem confortável e ela está toda envolta num lençol. eu até já quis lavar o lençol, mas a maneira como o mesmo está amarrado é tão cuidadosa, tão especial que tenho certeza que JAMAIS conseguiria voltar a versão original, ai só dou uma batinha mesmo com um pano pra tirar a poeira.
Ah, sim, aqui tem MUITA poeria, igual a Brasília, mas é uma poeira branca que gruda nos móveis e nas roupas! 






Um comentário:

  1. Mas se você desligar o aquecedor à noite o quarto vai ficar super gelado!!! Eu, hein!
    Nós dormíamos com o aquecedor ligado. O problema é que resseca demais o ar. Direto eu acordava no meio da noite morta de sede.

    ResponderExcluir