domingo, 9 de outubro de 2011

Nîmes

E vamos a mais um passeio de final de semana. Agora entrei na onda das excursões com o pessoal da escola de francês e mesmo depois do fim das aulas acredito que não vou mais me separar deles. O guia só sabe falar francês então é ótimo para treinar: ou você fala francês ou você fala francês. Desta vez fiquei até com pena de uns japoneses que caíram de páraquedas na excursão, não entenderam nada, coitados...
Meu passeio começou com um bom exercício físico preparatório para o dia. Não sei porquê, meu celular parou de funcionar e não despertou. Eu tinha que estar no Office de Tourisme, um local há uns 10 minutos a pé da minha casa, às 8:10, pois o ônibus sairia às 8:30. Coloquei o celular para despertar às 7hs para me arrumar com calma. Acordei às 8hs. Me arrumei em 10 minutos e desci metade da rua correndo e a outra em ritmo aceleradíssimo! Cheguei a tempo, antes das 8:25...


Nîmes é uma cidade aqui perto de Aix, mas não tão perto, acredito que demoramos uma hora e meia de ônibus para chegar lá. 





Ela não é uma cidade bem francesinha como a da semana passada, pois foi construída pelos romanos. Na verdade, apesar de nunca ter ido a Itália, imagino que Roma tenha umas construções parecidas. 
Na cidade mesmo os prédios são a mesma coisa de Aix, as varandinhas, tudo muito limpo e arrumado. eu sempre esqueço de comentar, mas vejam que as varandas são sempre de ferro. 
Eu detesto varandas de ferro, uma das coisas que não podia ter quando procurava apt em Águas Claras eram varandas fechadas assim e veja, aqui é o tem!!! Agora já sei que isto vem da arquitetura francesa - mas continuo não gostando - só aqui que é charmoso.Esta foto foi pela homenagem dos moradores ao Brasil (será que eles sabem?): verde e amarelo na varanda!




No centro da cidade há diversos restaurantes de bistrôs, tudo muito simpático.






A primeira parada da nossa excursão foi no Jardim da fonte. É um parque bem lindo, cheio de cantinhos com muitas surpresas para se descobrir... Claro, com muitas fontes também!





Tudo muito bonito e a água, apesar de parecer água parada não cheira mal (nem bem, diga-se de passagem) e com os pássaros, patos e pombos (acredito eu que são a maior praga do mundo!rs) fica tudo ainda mais belo. 




O templo da Diana foi uma construção que me deixou bem surpresa. Eu lembrava toda hora da música do Caetano Veloso "aqui tudo parece construção e já é ruína". Aqui tudo é ruína mesmo e nada parece com construção! Não sei se pelas fotos dará para perceber o quanto a construção é típica romana.















Deste templo fomos para a parte central do jardim. Também com umas fontes muito bonitas.

Fiquei encantada com esta parte. O grupo subiu rapidamente e parei para tirar umas fotos. Seguir um grupo é difícil por isto, você vê algo que é interessante, bonito e parece que ninguém mais viu ou ligou para aquilo. 





Era só um catinho do parque, mas que coisa mais fofa... Queria ter tido tempo de parar uma reflexão neste local!

















Estas são as amigas que fiz na nova turma (menos a Milena). Para chegar a este outro templo que, sinceramente, não faço ideia do nome, tivemos que subir e subir... É muito exercício para uma pessoa só... Mas ainda tinha muito mais exercício me esperando, eu é que não sabia.
Esta foi a última vez que vi o grupo no passeio. Eu simplesmente me perdi quando parei para tirar foto de uma família.
Liguei para uma menina que sentou ao meu lado no ônibus, a Martina, da República Tcheca, mas ela não soube me informar muito bem onde o grupo estava e resolvi fazer meu passeio sozinha. Perdi as explicações em francês, mas c'est la vie... Não deixei de ver nada - eu tinha um mapa e boca pra perguntar onde se chegava aos lugares.
Ah, isto aparentemente não tem nada a ver com a estrutura do que estou escrevendo, mas achei interessante. É um shopping da cidade, numa rua só de lojas caras. A escada rolante do shopping fica do lado de fora, achei uma boa ideia!




Esta é a universidade de Nimês, também não estava no roteiro, porém, perdida como estava, fui parar lá!




Esta é a catedral da cidade, linda também, que fica ao lado da universidade de Nîmes. De lá consegui uma informação, mais uma ajuda, de duas francesas que me levaram até onde eu realmente queria ir, a Praça da Arena!






Este monumento se chama Arena. É como um mini- coliseu e tinha a mesma utilização. Os escravos lutavam entre si e com animais ferozes. Não se podia ter pena do outro, pois quem tivesse era morto ao final, mesmo que ganhasse a luta. 
Atualmente ele ainda é usado, mas para as corridas de touro, outro modo de utilizar meio sem lógica pros tempos atuais. Me lembrou o maracanã, mas todo arruinado, claro!
O local foi criado no século 27 antes de Cristo. É estranho estar num lugar assim, ainda mais para um brasileiro que não tem nenhum tipo de construção tão antiga...
Não sei dizer se é belo, só posso dizer que é muito interessante e estar naquele local e pensar nas pessaos que já estiveram ali muito, muito antes da gente pensar em existir, em outra época, outra civilização, é bizarro! Só estando lá para saber...




Coloquei esta foto aqui porque achei esta informação importantíssima. Podíamos fazer algo assim no Pátio Brasil contra os suicídios... 


Não aderi a moda muçulmana... É que estava um vento muito forte e só consegui tirar a foto assim...Sobre este vento falarei em outro post!







Ficou faltando falar um pouco mais sobre a minha impressão da arena. Falei do que era, de como é diferente estar num local com tantos anos de construção, mas não falei da sensação de saber que pessoas morriam em todos os eventos para diversão das outras. A energia do lugar não é boa. É um bom passeio? SIM, mas não há como deixar de fazer uma reflexão sobre como o ser humano é pequeno em suas escolhas. E até hoje temos nossas "pequenas arenas", mesmo que particulares, em nossos pensamentos, em nossas ações com os outros...
Que tipo de diversão é esta que custa uma vida ou o sofrimento do outro, seja ele quem for: um animal, uma pessoa...
Ali não deveria ser um lugar para se fazer um lanche, bater papo ou tirar fotos, devia ser um local para pensarmos na nossa própria mesquinhez. Sei que muitos vão dizer: é cultural! E é cultural! Mas a cultura vem das nossas emoções e como o grupo lida com ela... É o efeito manada que ainda vemos tantas vezes por ai. Sozinha uma pessoa nunca agiria daquela forma, já em grupo...



Quando você entra na arena (e paga para entrar...) você recebe um aparelho parecido com um telefone e ouve a história de cada local. Escolhe-se a língua, mas claro que não tem em português. Eu fui no meu francês mesmo pra treinar! Em algumas partes você ouve o barulho dos bichos que eram soltos para lugar e das espadas dos gladiadores. A ideia é que você tenha a sensação de estar vivendo num espetáculo - de horror - é claro!!!


De Nîmes fomos para a Pont du Gard. Esta ponte fica região de Gard, mesmo local onde fica Nîme, mas não sei se a ponte ainda é considerada território da cidade...

A ponte é linda.Não é mais usada, nem preciso explicar porquê e também têm mais de 2000 anos. Segundo o guia demorou 5 anos para ser construída! 


Mais uma escalada para não perder a forma, e vemos um lindo rio que foi o motivo da ponte ser construída... Muita gente passeando de canoa e barquinhos... Deve ser um passeio muito bonito também.




A caminhada me lembrou muito quando fui a Alto Paraíso, mas sem direito a cachoeira gelada ao final. O gelado já era o trajeto inteiro!!! Um olho na paisagem linda e outra no caminho que parecia um tanto quanto perigoso... 
Como não tinha o Alberson pra me fazer companhia no passeio como em Alto Paraíso, eu e Tile subimos e descemos juntas! Força nas pernas!!! 

E a última parada é esta pedra, na verdade, uma gruta. Bem bonita, mas pela foto acho que não deu para perceber o quanto ela é bela... Fica inacessível!


E na volta - não é uma parada, tive que tirar as fotos do ônibus - o castelo do Rei René, que morou muito tempo aqui em Aix. Também contarei a história dele numa outra oportunidade! 
São muitas coisas para contar... Aqui em Aix existem diversos restaurantes e até o cinema tem o nome dele, mas o castelo mesmo ficava em Nîmes. Não sei, estou especulando, mas devia ser um castelo para alguma temporada.

4 comentários:

  1. Estou amando os seus posts! Eles são completos e dá pra viajar junto!

    ResponderExcluir
  2. Concordo com a Stela, cada post é uma emoção... adoroooo..

    bjos

    ResponderExcluir
  3. Quando estive no Coliseu de Roma tive uma impressão bem diferente da sua e, ao invés de reflexiva, fiquei eufórica!

    Penso que não dá para avaliar os costumes romanos daquela época a partir da nossa visão cristã pós-moderna. Temos que levar em conta que, num período histórico em que uma vida humana valia menos do que um saco de farinha, combates mortais na arena eram bem plausíveis e nada chocantes.

    Aliás, esse tipo de espetáculo continua fascinante, vide o atual e popular UFC, versão menos letal das antigas lutas entre gladiadores.

    Enfim, acho que a violência é inerente ao ser humano mesmo e só aprendemos a controlá-la porque os modelos sociais atuais assim o exigem.

    ResponderExcluir