terça-feira, 29 de novembro de 2011

A limpeza das ruas de Aix-en-Provence

Há algum tempo venho querendo escrever sobre a limpeza das ruas por aqui de Aix-en-Provence. No começo achei muito estranho, mas agora já estou acostumada. As ruas daqui são lavadas todos os dias. 

Segundo a Revista Aix en Dialoge, o problema da cidade começa com a quantidade de moradores e pessoas que transitam sazonalmente por aqui. São 140 mil habitantes e mais centenas de milhares de turistas que vistam Aix ao longo do ano, além de 40 mil estudantes que vem para passar o semestre. Apesar disto, Aix é uma cidade pequena, e conta com 130 agentes de limpeza que trabalham das 5hs da manhã até às 19hs da noite.
A lavagem das ruas acontece das 5hs até às 12hs, após este horário os agentes coletam os lixos e esvaziam as lixeiras.
Para mim é ótimo as ruas serem lavadas. Eu tenho um problema sério ao andar por aqui. Como os franceses adoram cachorros, quase todos têm um, só que a cultura do saquinho para coletar fezes não existe e é impossível andar sem olhar para o chão, senão você pode ter uma surpresa desagradável (quero ressaltar que as surpresas desagradáveis não vem só do chão, domingo passado meu cabelo virou vaso sanitário de um pássaro enquanto caminhava na Cour Mirabeau, e a coisa foi caprichada...), então a lavagem das ruas se faz necessária também por conta dos restos mortais deixados pelos chiens da vila.
O que eu não entendo é em plena era ecológica ainda existirem lugares com tanto desperdício de água...

Nenhum comentário:

Postar um comentário