quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Defesa de tese à francesa

Segunda foi um dia histórico para mim. Pude assistir a uma defesa de tese aqui na França. Pensei que ia numa defesa comum, como outras que já assisti, mas não, foi bem diferente, uma situação bem francesa.
Muitas vezes as pessoas nos falam: fui no museu tal, ou na loja tal, ou na padaria tal e foi maravilhoso. Quando nós temos a oportunidade de conhecer não vemos nada demais. Isto, pelo menos comigo, acontece muito. Desta vez foi o contrário, ninguém disse nada e eu fui a pessoa mais deslumbrada do local (e com o local) e os acontecimentos.
A defesa foi num prédio pertencente a Université Paul Cézzane (onde estudo), mas que raramente é usado. É um prédio afastado do centro, inclusive foi a primeira vez que peguei um ônibus para ir a algum lugar dentro de Aix.
O pavilhão foi construído em 1685 a pedido de Luis XV. As principais obras dentro do pavilhão são de Van Loo, artista que nasceu e morreu em Aix. Eu não sei se é possível chamá-lo de castelo, pois não é muito grande, mas pelo lado de fora e arquitetura se parece demais com um castelo.
O lugar é maravilhoso, me senti num cenário de filme. Com as cores do outono e árvores sem folhas, porém um dia de muito sol, além do jardim que parece um labirinto na entrada do prédio. Como o local é afastado, quase desisti de ir, pois meu GPS me dizia "você chegou" e eu olhada e não via nada. É que o prédio fica lá nos fundos de um grande, imenso, na verdade, quintal.














A defesa demorou bastante para começar, então pude aproveitar para conhecer bem o local. Um dos professores veio de Lille (norte da França) e chegou no dia da defesa. 
O meu orientador francês foi buscá-lo no aeroporto e, pasmem, estava tendo uma greve de táxis. Aqui as greves são bem diferentes do Brasil, pois são greves nacionais nas quais 100% da categoria adere (afinal, estamos tratando do povo que fez a queda da Bastilha). Então meu orientador não conseguiu chegar ao aeroporto, visto que os taxistas impediram as passagens tanto de quem queria entrar quanto de quem queria sair do local - quem ta dentro não sai e quem ta fora não entra.
Após 3 horas de atraso a defesa começou com toda a pompa. Vejam que os professores estão todos usando beca. Os professores com a beca verde são do Brasil, do PPGA (Programa de Pós-Graduação em Administração) da UnB e os de vermelho são os professores franceses - o da ponta é meu orientador. A defesa foi a da Cristina, que ficou 2 anos aqui em Aix. Veio para ficar um só ano como eu e foi ficando, ficando... Já é uma perfeita francesa. A defesa aconteceu nas duas línguas e as perguntas e respostas do mesmo jeito. Minha defesa será igual, só que no Brasil, por isto foi tão bom ver uma por aqui!

Um comentário: