quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Grenoble

Continuando a postar sobre minhas pequenas viagens pela região, final de semana passado fui visitar uma amiga em Grenoble. Ela foi minha orientadora de mestrado e por uma destas coincidências que Deus prepara para a gente ela veio morar na França na mesma época que eu. Provavelmente vamos embora na mesma data. Grenoble fica na região dos Alpes, e como sempre lembro a vocês, estou na região da Provence-Alpes-Côte d'Azur. Estes lugares que fui até hoje foram na Provence (onde fica Aix também) ou na Côte d'Azur, como Nice e Antibes. Esta foi minha primeira viagem para os Alpes.
Grenoble é uma cidade bem grande, é a segunda maior cidade da região de Rhône-Alpes, perdendo pra Lyon, que espero conhecer em breve, falam muito bem de Lyon!
Grenoble, como Aix, também é uma cidade universitária, na verdade, conta com um dos maiores centros universtários da França - são 3 grande universidades!

Esta foto eu tirei de dentro do ônibus quando já havia entrado na região dos Alpes. A paisagem é muito diferente da Provence. São montanhas altíssimas e algumas já estavam com neve. Fiquei encantada. 
Fui de ônibus, a viagem demorou 4 horas e surpreendentemente o ônibus não foi pela autoestrada, que normalmente é mais rápida, foi por uma via que passa dentro de várias cidadezinhas. Sabe paisagem de filme? Foi isto que pude contemplar... As 4 horas pareceram 4 minutos, tanto na ida quanto na volta! A cidade em si é como se fosse um vale, cheio de montanhas em volta e ela fica no meio, num lugar bem mais baixo. Por onde você olha consegue ver uma montanha lá longe... Muito bonito e interessante!!!

A cidade possui diversos meios de transporte integrados. Este ai é metrô de superfície. Acredito que seja isto que o governo de Brasília quer construir. Ele é uma delícia de andar, muito rápido e tranquilo. A diferença é que aqui você sabe a hora e eles não atrasam (nem os ônibus costumam atrasar).




Este é um dos parques da cidade. Não vou saber explicar bem, pois só passei verdadeiramente um dia e meio na cidade, não fui aos pontos turísticos e terei (serei obrigada, que coisa péssima) a voltar para poder contar melhor para vocês o que há para fazer em Grenoble.




Ponto interessante a ser ressaltado. Como um dos meios de transporte utilizados é a biclicleta, por toda a cidade existem ciclovias juntamente com as vias dos carros. As vias das bicicletas são igualmente sinalizadas. Existem os lugares onde elas não podem transitar, outros que é permitido e elas também tem que respeitar os semáforos específicos para a biclicleta (não é o mesmo do carro).




Esta é uma rua já no centro da cidade que se chama La Poste. A rua possui alguns cafés e mais para a frente chegamos nas ruas das lojas de marcas, aquelas que ficamos totalmente tentadas, mas como estudante e com o saldo bancário baixo fica fácil resistir... 
Nesta rua foi aberta uma lojinha só com coisas do Brasil. Anote o endereço: 23, Rue de la Poste 38000 Grenoble. A dona do local é a Ana, contact@vilabrasil.fr e o site é www.vilabrasil.fr. Amei a loja, pois pude comprar uma lata de nescau. Tudo bem que estou na França e aqui tem de tudo, mas a Nestlé fez um achocolatado com a cara dos franceses, é um pouco mais fraco e eu não gostei,meu negócio é mesmo nescau. Ando feliz da vida podendo tomar meu nescau com estes pãe maravilhosos daqui e uma manteiguinha!!!. 







A lojinha é a coisa mais linda e não é frequentada só por brasileiros cheios de saudade não... Do lado de fora, tomando um café, estavam vários franceses! 





Como em toda a França neste momento, espalhadas pelas praça principal, as barraquinhas do Marché de Noël!














Um comentário:

  1. Adorei!!!! cenário de filme mesmo!! manda uma listinha que a gente tenta te mandar uns "contrabandos" do Brasil tb !!!! rsrsrs

    ResponderExcluir