quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Braga, Barcelos e Ponte de Lima

Há um mês e meio tive que tomar uma decisão difícil, o que fazer no meu natal e ano novo. No ano novo é até normal estar passar longe de casa, mas natal... No fim de muitos pensamentos e choros cheguei a conclusão que um natal longe de casa ia ser difícil, mas eu poderia sobreviver, ainda mais perto de pessoas queridas. Decidi, então, passar o natal e ano novo com uma grande amiga em Portugal. Ela mora em Braga e pude visitá-la pela primeira vez em julho de 2009. Nesta época, além de Braga conheci Lisboa, Porto, Guimarães, Fátima e Viana do Castelo (para os que vivem em Natal tem uma foto desta cidade no Midway Mall). Gostei MUITO de tudo o que vi, mas esta viagem é completamente diferente. Vim para Portugal não com a ideia de fazer turismo ou passear mas, sim, de me sentir um pouco em casa, matar saudade da língua e de pessoas que provavelmente me entendem mais que os franceses.
A Roberta, minha amiga, mora em Braga. É uma cidade há uma hora da cidade de Porto, aquela mesma, do vinho do Porto. A cidade foi fundada pelos romanos e é a cidade mais antiga de Portugal. 

Apesar disto, muita coisa nova existe na cidade, muitos prédios e construções. A sensação que tenho é que é uma cidade muito mais nova que Aix, por exemplo. No centro da cidade é que podemos ver diversas construções antigas que dão aquele estilo europeu a cidade. A cidade também possui uma universidade forte, tendo grande concentração de estudantes.
Chegar aqui e ficar aqui tem me dado uma sensação estranha e muito diferente da que tive em 2009. Como agora passei 3 meses na França antes de vir para cá tudo aqui me lembra MUITO o Brasil. Passei por um mercado que se dizia 100% brasileiro, lojinhas e cafés que tem em seu nome Rio de Janeiro e outras alusões ao Brasil.
Câmara Municial

Para se bem sincera, a sensação que tenho aqui em relação ao Brasil é a mesma que tenho em Aix sobre os árabes: você vê árabe pra todos os lados! Até estou começando a entender um pouco o preconceito dos portugueses com os brasileiros, é como se estivéssemos tomando a terra deles. Por outro lado, para mim está tudo ótimo! Tenho matado minha saudade de TV e de ver noticiário, já que entendo quase tudo que dizem - o português de Portugal me lembra o sotaque carioca: eles falam rápido, alto e puxam muito o X. Também entendi o D mudo dos nordestinos, aqui é igualzinho!  Também dá pra ver novela brasileira, mas ver novela repetida não dá, aqui ainda está passando Insensato Coração e Morde e Assopra. Aproveitei também para comprar um creme de cabelo que uso no Boticário, aqui tem algumas lojas!
Catedral

O cunho religioso do país também se vê por todos os lugares. Além da igreja, várias lojas vendem diversas imagens de todos os tipos de santos e anjos.  



Como na França, cachorro também ajuda seu dono a pedir dinheiro! Este estava fazendo o maior sucesso com a sacolinha na boca. Infelizmente, economicamente o país realmente está bem mal das pernas. 
As notícias são de redução de férias, de feriados, de salários dias pago por mês e uma que me espantou absurdamente foi a de um banco que está mudando suas operações para as Ilhas Cayman, já pensou?!
Bem, mas não estou aqui para falar das mazelas do país e, sim, das sensações que ando tendo por aqui, afinal, mazelas todo mundo tem, nós sabemos bem o que é viver na inflação e no desemprego!


O tempo por aqui não está muito amigável. Um frio, um frio... Não sei quantos graus faz, principalmente a noite, mas tenho dormido toda empacotada e com aquecedor ligado! Aqui na casa da Roberta tem uma lareira, só assim para aguentar ficar na sala - e a qualquer hora do dia. Braga também é um lugar de muita chuva nesta época do ano e estou com sorte, o inverno ainda não começou oficialmente, quero ver até eu ir embora!
Esta é a frente da casa da tia do marido da Roberta. Tirei esta foto, pois achei a casa dela tipicamente portuguesa, pelo menos do que tenho visto aqui de casas um pouco mais afastadas de Braga.
Aqui as pessoas dão mais valor para fazer em seus quintais hortas e plantar árvores frutíferas. Claro que se sobra espaço uma roseira e outras plantas ornamentais são inseridas, mas a prioridade é o que pode ser utilizado na alimentação. Achei bem interessante! Veja esta foto que também há lenha para a lareira! Tenho percebido que uma lenha de boa qualidade é importantíssimo, senão o fogo não pega direito ou a lenha se vai muito rápido.
  
Além de limão, laranja, figo, uva e caqui, que aqui eles chamam de diospíros, vi até colheita de milho! Tudo isto em terrenos não muito grandes como os de classe média do Brasil. 



Como meu foco não é turismo, fiz poucos passeios até agora. Barcelos foi a primeira cidade que fui conhecer. É a cidade do galo português. A cidade é bem bonita, como é de costume em Portugal, com igrejas lindas e nesta época do ano luzes de natal! Aqui papai noel se chama pai natal e ele distribui prendas e não presentes! ehehe


Roberta, Arthur e eu vendo o presépio










A cidade está com uma exposição de presépios. Vi na TV que várias cidades fizeram isto para movimentar o comércio e tentar receber visitantes de diversos lugares da Europa.




Estas são as ruínas de um castelo. Aqui li que a origem do galo como símbolo da cidade se deu devido a um peregrino que havia feito um voto de celibato durante sua jornada. 
A dona de uma estalagem, conhecida por sua formosura se apaixonou por ele, mas o rapaz, focado em seu voto, não quis nada com ela. Doida de raiva, a mulher colocou objetos valiosos em sua mala e o fez passar por ladrão.
Condenado a morte, o rapaz disse ao juiz - que se preparava para comer sua refeição (um galo) - que até ele era inocente e que o galo morto se levantaria e cantaria três vezes. E foi exatamente o que aconteceu. 
O juiz correu para ver o rapaz e o encontrou enforcado, mas vivo. Eu é que não vou contestar a lenda alheia... Mas é um pouco bizarro! ahahha




Também fui a outra cidade chamada Ponte de Lima. Diferente de Viana do Castelo, que não tem castelo nenhum, Ponte de Lima é uma cidade que tem como principal cartão postal a ponte que passa sobre o Rio Lima. Gostei muito da cidade, que é bem pequena, mas com belas paisagens!























O pequeno Arthur...


Como foi uma cidade invadida pelos romanos, colocaram estas estátuas para simbolizar a guerra que ali aconteceu. Do outro lado do rio há um outro romano em um cavalo, parecia mais o boneco de São Jorge... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário