sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Barcelona


Passei uns dias sumidas do blog porque semana passada fui para uma pequena viagem para Barcelona. Aqui eles dão duas semanas de férias escolares e o feriado de que no Brasil é dia 02 de novembro, aqui foi dia primeiro. Fui na sexta e voltei na terça, dia do feriado. Claro que aqui muita gente também enforcou a segunda. Não é só no Brasil que se faz isto.
Por isto, acredito que não foi uma boa época para visitar Barcelona. A cidade estava lotada. Só perdeu para o carnaval de Olinda! Ruim de andar, locais turísticos lotados, mal atendimento, falta de paciência dos espanhóis, além de um odor na agradável pela cidade. Dizem que Recife fede, mas Barcelona estava dando de 5x0 em Recife... Segundo outros relatos, a cidade não costuma ser assim, então espero que dêem um desconto no que eu contar, pois peguei um feriadão onde todos os europeus tiveram a mesma ideia que eu.
Olha que coisa estranha... Na parada que fizemos para lanchar e ir ao banheiro tinha isto para vender: um ovo cozinho com maionese. O povo aqui, pelo visto, adora ovo. Tudo tem ovo. Tem que gostar muito... Ah, sim, Barcelona fica a 6 horas de ônibus de Aix, é praticamente a mesma distância que estamos de Paris.
Assim que chegamos a Barcelona deixamos as coisas no hotel - quer dizer, albergue. Só um parênteses, quando era adolescente via umas propagandas de albergue e ficava pensando que só pessoas descoladas ficavam em locais assim, ainda mais na Europa. Olha eu ficando num albergue da juventude... Não foi tão ruim, mas depois vou falar só sobre isto...
O nosso primeiro programa foi fazer um tour a pé por algumas partes turísticas. Algumas, pois tudo só ficando aqui um ano! Me deparei com este restaurante "xinês"... ehehe, coisas da língua.
Como disse, a cidade não estava no seu estado ideal, mas foi possível ver algumas coisas... A estrutura da construção é a mesma das coisas da França. Muitas varandas, algumas com flores ou plantas e prédios não tão altos.


Praças com muitos pombos - por aqui só vi pombos - e um pouco de verde. Como é uma cidade grande, cosmopolita, acredito que não tenha tanto verde assim, mas eles têm uma orla e praia!




Outra coisa que percebi em Barcelona foi uma infinidade de pessoas tocando diversos instrumentos, desde harpa até outros que nem conheço. Havia uma quantidade grande de pessoas pedindo nas ruas, mas achei bem melhor estes que tocam ou fazem alguma coisa em troca de dinheiro, parece que fica mais honesto, a pessoa se dedicou a algo e está trabalhando.

Barcelona é um banho cultural. Existem muitos museus por lá e fica até difícil escolher quais você quer visitar. Outra coisa, tem que escolher não só pelo tempo, mas pelo preço. Aqui se paga para tudo, até para entrar nas igrejas!!! O país está falido e aproveita para meter a faca nos turistas...
O primeirio musei que fui foi o de Salvador Dali. O cara era muito doido. O que mais gostei foram as fotos da vida dele, das coisas que ele fazia, das viagens. Dava pra perceber de onde vinham as obras. 
Ver o relógio de Salvador Dali pessoalmente foi um marco para mim. Claro que não foi tão impactante quanto a Monalisa no Louvre, mas eu amei estar ali vendo aquelas obras. E o musei também faz um clima com cortinas de veludo vermelho e meia luz em algumas salas.
Um outro lugar interessante foi o castelo de Montjuïc. Fomos parar lá meio sem querer, mas foi bem legal. No castelo existem várias exposições da 1ª Guerra Mundial. 


Este daqui era um canhão que estava a mostra. Devia ser bem difícil e pesado para manuesar... Existiam ainda outras exposições temporárias, uma sobre o Chile e os impactos da guerra no país e sobre uma maternidade, mas que na verdade virou um orfanato onde as mães deixavam ou ficavam com seus filhos. 

O museu marítimo foi o lugar mais baratinho que entrei e ainda dava direito a conhecer um barco que estava atracado no cais. Foi onde mais tirei fotos, gostei bastante também.  

Isto é um submarino. Já pensou viajar num submarino destes? Não sei se vocês viram o filme "Meia noite em Paris". O filme conta a estória de um rapaz que quer viver em outro tempo, nos anos 40, se não em engano... Eu não sei... Apesar de tudo nossos tempos são bem melhores, muito mais conforto. Eu queria viver nos tempos que tivessem inventado o teletransporte!!!






Aqui é um local onde todos que visitam o museu podem colocar a viagem dos seus sonhos. Há vários papéis, de várias cores, e você escreve qual foi ou qual é a viagem dos seus sonhos.






É muito sonho pra sonhar...

E o último museu, enorme por sinal, foi o museu de arte da catalunha. Outra viagem cultural pelos tempos...


Os móveis para mim são os mais legais, pois se pode ter uma noção de como as pessoas viviam e do conforto (ou não) que tinham em casa. E penso sempre que estamos falando dos mais ricos, das peças mais raras!

Este é um dos pedaços de teto do museu. O museu está instalado num castelo também. Com tudo muito bem preservado, um encanto. Não consegui visitar tudo, fiquei muito cansada, a gente anda muito tanto dentro do museu quanto para chegar nele.

Ah, esta daqui foi a pimeira exposição que vi. São desenhos de uma igreja que foi encontrada, removidos e trazidos para o museu, para esta exposição... Eles estão colados exatamente como foram encontrados!



Além dos museus, assisti a uma apresentação de dança flamenca. Sem dúvida o melhor programa que fiz em Barcelona. Eu fui porque a Vasiliki (fiz amizade no ônibus com uma menina da ilha de Chipre) queria muito ir, mas quem acabou totalmente conquistada pela dança fui eu! Não pude tirar fotos da apresentação... Direitos autorais!

O bom é que a apresentação foi num teatro (um teatro pequeno, mas era um teatro) o que fez com que tudo ficasse mais aconchegante, chique. Tinham alguns músicos, dois cantores e os dois dançarinos. 

E por último desta parte cultural queria falar do Gaudí. Ele é como um Niemeyer de Barcelona. Construiu diversas coisas. Eu, sinceramente, achei tudo o que ele fez que eu vi muito estranho, mas tem quem adore! Eu fiquei muito na dúvida se gostei, então acho que não gostei... Existem ainda duas casas, mas as fotos ficaram no meu celular e esqueci de passar para o computador... Vou ficar devendo... Estas são as igrejas: a Catedral e a Sagrada Família, que parece um castelo de areia mal feito...



A Sagrada Família está acabando de ser construída. O governo de Barcelona conseguiu fazer uma maquete com a reconstrução do pensamento original de Gaudí e está finalizando a obra. Li no wikipédia que a obra começou em 1882 e nos últimos 15 anos da vida de Gaudí ele se dedicou exclusivamente a sua construção.
Tenho várias outras coisa para dizer sobre Barcelona, mas vou deixar para um próximo post...

Nenhum comentário:

Postar um comentário