quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Busca Implacável

Não sei se vocês já assistiram um filme chamado Busca Implacável. Um amigo me emprestou quando soube que eu ia morar na França e a Globo passou o filme dois sábados antes da minha vinda para cá.
O filme, com Liam Neeson, conta a estória de um ex-agente do governo americano que passou a maior parte da vida fazendo atividades secretas e se aposentou para ter mais tempo para a família. Sua filha resolve viajar para Paris com uma amiga para acompanhar uma tourne do U2, mas acaba sendo sequestrada por árabes assim que chega a cidade para ser vendida como prostituta no Oriente Médio.
Como o filme mostra uma realidade da cidade e do país (com todos os exageros hollyoodianos) a ideia era um alerta para minha postura em relação às pessoas que me abordassem. Dito isto, seguem os acontecimentos...
Quinta-feira, dia 17 de novembro, fui para Paris encontrar minha irmã que, graças a Deus, pode vir me visitar e diminuir um pouco minha solidão.
Peguei um TGV de Aix-en-Provence para Paris, 3 horas de viagem (são 600km de Aix para Paris). Já na Gare (estação) do TGV em Paris perguntei a uma pessoa no setor de informações como se chegava ao aeroporto de Orly e descobri que o trajeto era longo: metrô, RER (que é um trem) e um ônibus para finalizar.
Peguei meu metrô tranquilamente e enquanto esperava o RER chegou um rapaz que me perguntou algo que não entendi. Depois de tanta viagem já não queria mais perder tempo e falei logo que não falava francês e que não morava em Paris, portanto, não poderia ajudá-lo.
Ele foi embora, mas voltou um tempo depois e perguntou:


- Você fala inglês? 
- Não. 
- Espanhol?
- Não. Falo português. Mas pode falar em espanhol que eu entendo.
- O RER ainda vai demorar 10 minutos para chegar.
- Ok, obrigada.


(silêncio...)


- Você está indo para onde?
- Aeroporto de Orly.
- Acredito que este não é o melhor caminho. Você pode pegar o metrô 14, descer na estação "tal" e lá existe um ônibus direto para o aeroporto do Orly.
- Ah, é?! Foi neste metrô que vim. Ok, vou descer e pegá-lo novamente. Muito obrigada.


Segui meu caminho carregando uma mala de 30kg sozinha. Desci as escadas (sem ser rolante, claro!!!) e quando já estava indo para a estação do metrô ouço atrás de mim:


- Espera ai, eu também vou!


Sim, era o cara... Comecei a desconfiar... No mesmo momento percebi que ele era muito parecido do ator que fazia o papel de olheiro no filme Busca Implacável. A função deste ator era descobrir o endereço das moças que deveriam ser sequestradas. Um rapaz bonito, mas não tanto para chamar a atenção e nem pouco para que uma moça não desse um largo sorriso e dividisse um táxi com ele.


- Mas você vai para o mesmo lugar? Você não ia pegar o RER? (conversa já em francês)
- Sim, mas o RER está em greve. Eu vou pegar o mesmo metrô que você, mas vou descer bem depois, mas posso te acompanhar até a estação que você deve descer. Você está indo pra Portugal? Ou é brasileira?
- Sou brasileira.
- Mas você passeando aqui na França?
- Não, moro aqui, mas em outra cidade.
- E o que você veio fazer aqui?
- Faço doutorado.
- Em quê?
- Administração.
- Ah... Mas você mora onde?
- Em Aix-en-Provence.
- Que coincidência, eu também moro lá!


(... medo...)


- Ah, é? Que coincidência mesmo... Pois é, muitas pessoas na França falam umas três línguas, né? Muita gente fala espanhol! 


(... tentando mudar de assunto...)


- Não sei, eu morei na Espanha. Mas e você, mora onde em Aix?
- Perto da Cours Mirabeau.
- Mas perto da Rotonde ou do outro lado?
- Perto da Rotonde.


(... mentira, moro pro outro lado...)


- E você está fazendo o que aqui em Paris?
- Vim encontrar toda a minha família que veio me visitar e passar uns tempos comigo.


(... minha irmã virou minha família inteira...)


- Eu morei aqui em Paris durante 5 anos, aqui é maravilhoso. Do Brasil eu conheço uma cantora que ouço sempre, Marisa Monte, e um outro que se chama Vinícius Cantuária.
- É... Eles são ótimos.
- Eu vim hoje para Paris para visitar uma rádio, mas amanhã já volto para Aix, então você tem papel e caneta?
- Tenho sim, está aqui.


(... ele anotou o nome e telefone...)


- Me liga se quiser tomar uma cerveja ou um vinho.
- Ok, ligo sim. Eu não tenho celular, mas eu ligo sim.


Ai chegou a minha parada e eu sai correndo sem nem olhar para trás. Claro que disse um milhão de mercis, disse que ele era gentil - aqui na França eles têm muito este costume de dizer que a pessoa é gentil quando ela faz um favor - e sai literalmente correndo, neste caso, de medo.


Peguei meu ônibus para o aeroporto me sentindo segura e feliz por ter me livrado finalmente daquela situação.


Já no aeroporto de Orly descobri que existem dois terminais: o sul e o oeste. Como tinha 50% de chance de acertar segui para o terminar sul e, com sempre, errei. De lá segui a pé para o outro terminal... Foi quando vi que a cena em que este rapaz é morto atropelado no filme foi gravada exatamente entre um terminal e outro!!! Fiquei olhando aquele lugar e relembrando a cena do filme, relembrando meu trajeto até o aeroporto...


O que posso dizer?! Só posso agradecer meus amigos queridos que me alertaram, a TV Globo por ter passado novamente o filme e ao meu pai que me avisou que ele não tem talentos especiais para me resgatar aqui, então só me resta me cuidar - e muito!!!

5 comentários:

  1. Marisa Monte e Vinícius Cantuária não são exatamente ícones internacionais e pelo jeito ele conhecia Aix mesmo. Não estava mentindo tanto assim.
    Acho que o cara não queria te sequestrar, estava era te cantando! Hehehehehe

    ResponderExcluir
  2. Lu, adorei o post, mas penso como a Má, podia ser uma cantada.. anotou o número dele??

    ResponderExcluir
  3. Obaaaaaaaaa, nem acredito que conseguir fazer um comentário.. ufaaaa...

    ResponderExcluir
  4. O número dele está bem guardado em algum lixo de Paris!!! ehehehe

    ResponderExcluir
  5. Tenso, né ?!!Quando soube que vc ia paraa França, só lembrei desse filme e pensei: Minha tia não pode ver !!!!!! rsrsrs
    Como a gente fica pilhada com essas coisas de filme, né ?!! Mas tb acho que era somente uma pessoa interessante que viu outra pessoa interessante e quis conhecer!!!

    ResponderExcluir