sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Dia do Armistício

Esta sexta-feira é feriado aqui na França (11/11/11). É o dia em que se comemora o dia do Armistício. Mas que diábos é isto?! É de comer ou passar no cabelo?! Eu explico (com a ajuda da minha amiga wikipédia). Armistício, ou trégua (a palavra vem do latim - arma (arma) e estitium (parar)), é o dia em que se comemora o fim da I Guerra Mundial, em 11 de novembro de 1918. Para finalizar a guerra foi assinado o Armistício de Compiègne entre os aliados e o império alemão. A coisa toda é considerada apenas simbólica, pois o cessar-fogo não aconteceu em todos os lugares, prova disto é que anos depois tivemos a II Guerra Mundial em 1939.
Já Compiègne é uma cidade francesa bem longe de onde estou, ela fica no norte da França, na região mais gelada que tem no país. Não deve ter sido nada fácil lugar por aquelas bandas no inverno.

Encontrei num site a quantidade e datas dos feriados que existem aqui na França, são eles:

  1. 1º de janeiro (Ano-Novo)
  2. 1º de maio (Dia do Trabalho)
  3. 8 de maio (Dia do Veterano)
  4. a segunda-feira seguinte ao domingo de Páscoa
  5. a quinta-feira de Ascensão (20 de maio)
  6. a segunda-feira de Pentecostes
  7. 14 de julho (Dia da Bastilha)
  8. 15 de agosto (Dia da Assunção)
  9. 1º de novembro (Dia de Todos os Santos)
  10. 11 de novembro (Dia do Armistício)
  11. 25 de dezembro (Natal)
Neses dias todas as repartições públicas, bancos e comércio são fechados.
Não temos tantos feriados a mais assim, fiz uma conta rápida e acredito que temos poucos feriados a mais! Mas veja isto das férias que encontrei, isto não temos, infelizmente!

Veja que férias escolares o pessoal têm por aqui:

Na França, os alunos e professores têm direito a FÉRIAS CINCO vezes por ano. Duas semanas na época de finados (fim de outubro, esta eu pude ver e foram duas semanas que o pessoal aproveitou bem para viajar), duas semanas no natal e ano novo, duas semanas em fevereiro, duas semanas em abril e durante as férias de verão que são nos meses de julho e agosto.

Depois brasileiro que é preguiçoso. A gente se menospreza muito. Somos todos GENTE independente do país e todo mundo quer um pouco de sombra e água fresca depois de tanto trabalho...

Nenhum comentário:

Postar um comentário