quarta-feira, 9 de novembro de 2011

A igreja

No final de semana choveu bastante por aqui. Eu, totalmente sem noção, sai de casa no meio da chuva para comprar algumas coisas na feira. Foi a primeira vez que vi chover forte por aqui. As poucas barracas que foram levantadas na feira já estavam fechando, pois a chuva aqui é como a de Brasília: chuva com muito vento! Os pingos são finos, não tão gelados, mas o vento é o mesmo, pior! Meu guarda-chuva que já tinha sido atingido com um ventinho que peguei ficou totalmente destruído desta vez!
Voltei pra casa e não sai mais... Passar o final de semana num quarto que nem dá pra se movimentar direito em outro país não é tarefa fácil...
O lado bom é que conversei com vários amigos e amigas do Brasil por horas a fio além da família, fato já tradicional de todos os dias.


Mas domingo eu realmente estava já cansada de ficar por aqui e já tinha tido a ideia de assistir uma missa na igreja que é aqui do lado de casa. Não sou católica e acredito que a casa de Deus somos nós, mas ir a igreja, um local quentinho e aconchegante, ainda ver outras pessoas e ouvir francês me pareceu "c'est super".

 Como só conhecia a igreja pelo lado de foram e surpreendi ao entrar. Ela é pequena, mas bem bonita, com um órgão bem grande, quadros e imagens, uma igreja clássica da Europa. É a communauté paroissiale Saint-Jean-de-Malte. O site da igreja é http://moinesdiocesains-aix.cef.fr. O padre (Frère Jean-Philippe Revel (mesmo nome do meu orientador!), que deve regular idade com o Papa, andava com muita dificuldade. Seus ajudantes com certeza são da mesma época e apresentavam a mesma mobilidade... Com isto, a missa parecia muito, muito mais lenta do que qualquer coisa que já assisti. Mas vendo aquilo me perguntei: para que a pressa?! Vou pra onde quando sair daqui para querer que tudo aconteça rápido? Temos esta mania da vida moderna, tudo tem que ser rápido, pra ontem... Se seu computador demora 3 segundos para carregar ele é lento, se demora 5 segundos ele precisa ser trocado com urgência. Enfim... Resolvi me concentrar na missa. Antes disto, uma outra observação, poucas pessoas mais jovens assistiam a missa, a maioria estava acompanhada dos pais - adolescentes sonolentos obrigados a ir a igreja. Regulando idade comigo só umas 4 ou 5 pessoas sozinhas, como eu.
A liturgia realmente foi uma parte difícil para mim. Não entendi grande coisa. Como o que foi dito, em sua maioria, foi do novo testamento eu consegia me lembrar das partes ou por entender o nome do livro ou por entender uma ou outra palavra durante a leitura.
Fiquei calada praticamente todo o tempo, mas consegui dizer amém e aleluia junto com as pessoas. Senhor Jesus também é bem parecido com a nossa maneira de falar, então foi fácil identificar.
O que mais senti falta? De saber o pai nosso em francês. Treinemos todos juntos então?


Notre Père qui es aux cieux,
Que nom soit santififié, 
Que ton règne vienne,
Que ta volonté soit faite,
Sur la terre comme au ciel.
Donne-nous aujourd'hui 
Notre pain de ce jour.
Pardonne-nous nos offenses, 
Comme nous pardonnons aussi
À ceux qui nous ont offensés.
Et ne nous soumets pas à la tentation,
mais délivre-nous du mal.
Amèm.


PS. Estas fotos da igreja foram tiradas segunda-feira, veja como está o céu. Final de semana com chuva e uma segunda de céu limpo e azulzinho!
PS de novo: Os sinos da igreja pra vocês ouvirem:



2 comentários:

  1. Menina, você tem toda razão, a gente precisa ter mais paciência com as coisas! Paciência, paciência! Nossa valeu muito pela oração que você deixou. Engraçado eles usarem o TUTOYER ao invés do VOUVOYER, né? Parece mais próximo do Senhor! =D

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Stela, nem tinha reparado nisto. Pequei esta oração da internet, não voltei lá para verificar se eles falam assim, depois vou fazer a prova!
    Este negócio de Vouvoyer aqui me mata. Ter que chamar até a pessoa da padaria de vous é bizarro! E eu fico sem saber quando encontro outro estudante na faculdade se o trato por vous ou se por tu... Aff...
    A gerente do banco que é bem mais nova que eu só ficava me chamando de vous, eu sempre peço pelo amor de Deus pra ela me chamar de tu!!!

    ehehe

    Bjs

    ResponderExcluir