quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Mais um pouco de Barcelona

Fiquei com vontade de falar um pouco mais Barcelona. Sei que corro o risco de ser repetitiva, pois já fiz 3 posts sobre a cidade, mas achei tudo tão incompleto... Fiz umas pesquisas na internet e juntando com o que vi queria compartilhar mais. Barcelona é a segunda maior cidade da Espanha, perdendo apenas para Madrid, que espero conhecer também. Dizem que ou você ama Madrid ou Barcelona. Como não gostei muito de Barcelona espero amar Madrid.
Esta é a estátua de Cristovão Colombo e ela fica na beira mar virada para as Américas, afinal foi ele que descobriu as Américas... Entramos na cidade pela região metropolitana e que se assemelhou a qualquer região metropolitana de qualquer cidade, inclusive, quando olhei os prédios pensei: olha a Coab espanhola ai gente. 
As pessoas que vivem em Barcelona fazem questão de dizer que são catalães e não espanhóis. Pesquisando mais um pouco vi que a Catalunha é uma comunidade autônoma da Espanha e que sua capital é Barcelona. Está presente na constituição espanhola a autonomia e a nacionalidade independente da Catalunha. Eles constituem 18,5% das pessoas que vivem na Espanha atualmente.
Esta roda mostra uma típica dança da Catalunha, a sardana. É uma dança típica em forma de roda que dizem ter tido início no século XIII. Eu pude ver as pessoas dançando na praça e até um senhor veio me ensinar a dançar. Existe o vídeo desta aula, mas não ficou comigo, ficou em outra câmera, então vou ficar devendo... Durante a dança as pessoas levantam as mãos para o alto ou para baixo, tendo um passo diferente para cada movimento das mãos. Quem dita o ritmo são os músicos que tocam mais rápido ou mais devagar. Ela é dançada por um número indeterminado de pessoas na roda, quantas quiserem entrar, e são acompanhadas por uma pequena orquestra, que como eu falei, dita o ritmo. Esta pequena orquestra é chamada de cobla.


Outra coisa que visitei foi a vila olímpica das Olimpíadas de Barcela 92. Não sei se estão lembrados, foi nesta olimpíada que o Brasil foi ouro com o Tande, Giovane, Marcelo Negrão, Maurício e outros. Eu estava no 2º grau nesta época e me lembro de ficar na hora do intervalo com a Emanuela assistindo a TV que colocaram no pátio da escola.
Nunca pensei que um dia estaria neste lugar. Tudo bem que estávamos falando de quase 20 anos depois, o Tande hoje em dia é um careca, o Giovane é gordo, o Maurício só aparece na Caras e nunca diz o que faz da vida e o Marcelo Negrão foi banido do vôlei e virou empresário. Bons tempos, eu era apaixonada pelo Marcelo Negrão e sonhava em casar com ele. O meu mau gosto pra homens já se manifestava desde cedo! Nunca soube escolher!!!


A vila é gigante! Você precisa de um bom tempo para andar em tudo. Eu fiquei mais com uma visão do alto. O que não achei foi onde as pessoas ficavam, onde moraram. Sei que tem um bairro residencial perto, mas não o encontrei. Tinham várias pessoas andando de bicicleta, correndo ou passeando pela vila. Achei um local muito tranquilo e arborizado da cidade. Não sei se financeiramente foi bom para Barcelona, mas eles fizeram um bom trabalho ali.









Próximo a vila olímpica existem outros parques e muito verde. Ela fica no alto então você também tem uma boa visão da cidade além de estar próxima a outros pontos turísticos.

Estas são algumas diversões próximas, acredito que eram para desestressar os atletas e atualmente os próprios moradores da vila podem se distrair com estas opções. Está tudo muito bem conservado. Acredito que seja um bairro de alto padrão.

O albergue ficava num lugar chamado La Rambla que é um dos lugares mais movimentados de Barcelona. Como eu nunca tinha ouvido falar pensei que era um bairro meio ruim, não tinha lá um bom aspecto, mas depois descobri que não, que lá é um local turístico bem badalado. De um lado da La Rambla chegamos a Praça da Catalunha e do outro lado entramos o mar, próximo a estátua do Cristovão Colombo.
Também não falei do Grande Teatro do Liceu, mas é que não tive oportunidade de visitá-lo por dentro, somente vi pelo lado de fora e entrei na lojinha de souvenir.

Acredito que agora estou satisfeita com meus posts de Barcelona, apesar de ainda ter o que falar sobre Gaudí e Dali. E, claro, sobre o museu da história da Catalunha quer era tão grande, tão grande que nem eu consegui ver tudo... Mas acredito que já está de bom tamanho!

3 comentários:

  1. Eu não sabia que o Marcelo Negrão foi banido do vôlei!! Foi por dopping? Que fã mais fajuta que eu sou!

    ResponderExcluir
  2. Desculpa, foi maneira de falar. Ele, num campeonato importante, não sei quando, acho que uns 3 anos depois desta olimpíada, voltou no meio do campeonato porque não concordava com o treinador. Depois disto nunca mais foi chamado pra seleção brasileira... E mais tarde nunca mais ouvi falar dele jogando em qualquer outro time. Sei que um pouco antes deu vir pra França ele foi num programa da Globo a convite do Tande e disse que era uma nova porta que se abria pra ele, mas como vim pra cá não sei no que deu...

    ResponderExcluir
  3. Ufa, ainda bem! Seria uma decepção muito grande descobrir que meu ídolo da adolescência só jogava bem porque estava drogado! Hehehehehe

    ResponderExcluir