quinta-feira, 15 de março de 2012

Veneza

A viagem para Veneza foi bem agradável. Fomos de trem (compramos todos os bilhetes de trem em Bricherasio - Torino - Veneza - Florença - Roma). Eu nunca pensei que fosse achar Veneza uma cidade tão legal, tão diferente, tão bonita. Nunca tive o sonho de ir a Veneza e, sinceramente, nunca pensei que um dia fosse conhecê-la. Mas de todos os lugares que já conheci aqui Veneza foi o que mais em encantou... Não posso dizer que foi o mais bonito, Monaco é uma cidade mais bonita, Roma também, mas Veneza... Não sei, tem algo lá que não consigo explicar...


Milão, que estava em nossa programação, acabou sendo vista só da janela do trem. Preferimos ficar mais tempo com Heloíse, Carol e Marize. Por falar nisto, elas são amigas da Rita, mas eu também fiquei com saudade... Isto é que é ser bem recebida em tão pouco tempo. O carinho se desenvolve rápido!


Olha a cara gordinha de tanto comer massa!!!

Esta foi a primeira impressão de Veneza: FRIO!!! Meu Deus, um frio de lascar!!! O frio estava tão grande que, confesso, no segundo dia eu e a Rita nos arrumamos, saímos e na hora de pegar o barco para a Praça São Marcos desistimos... Nós não ficamos em Veneza, ficamos numa cidade próxima chamada Mestre. Mestre fica a 10 minutos de ônibus, basta passar uma ponte e os hotéis são bem mais baratos que os de Veneza. Foi uma dica da Heloíse e nós assinamos embaixo. Compramos um bilhete de ônibus para ter acesso aos ônibus (Mestre-Veneza-Mestre) e aos barcos que fazem os trajetos dentro de Veneza. Por 24 horas o bilhete custa 18 euros e sai bem mais em conta, pois os barcos que cortam Veneza custam 6,50 euros por trajeto.



Eu não sabia  que Veneza já foi uma grande potência. Antes da descoberta do Caminho das Índias e da América aqui era o grande local de passagem dos barcos. Mas, hoje em dia, Veneza é só Veneza, e bota só nisto! ehehe





É estranho explicar Veneza. Ela é só uma cidade com vários canais cortando, com isto muitas pontes... As construções são iguais as de qualquer cidade européia. Ok, ela é só isto... Mas não é só isto, entende?! Ela tem um charme próprio e todos os canais fazem dela uma cidade completamente diferente de tudo que já se viu. Ela não é uma cidade "tradicional"!


Tudo acaba sendo motivo de foto, cada detalhe revela uma beleza ou estranheza. Por ex, eu vi como eles recolhem o lixo. Um barco-"caminhão" de lixo passa recolhendo os sacos que ficam as margens com um equipamento especial, ninguém precisa pegar nos sacos de lixo, é tudo automático. Então imagina ver um "barco-lixo" fazendo o recolhimento?! Muito estranho...



Outra coisa é que os táxis, os "ônibus", enfim, todos os meios de transporte são aquáticos. Ok, nós éramos turistas e estávamos passeando, mas muito estranho (de novo) ver as pessoas voltando do trabalho na fila do barco para voltar para casa. E as casas com os barcos estacionados na porta? Quer dizer, quem não quer usar transporte público tem seu próprio barco. Bizarro!!! Se você enjoa com o balanço Veneza não pode ser um lugar para morar!


Ponto de barco (já que não é ponto de ônibus)

E o barco

Pegamos o barco para ir até a Ilha Murano. Tudo bem pertinho se, como eu disse, você não enjoa em passeios de barco. Hoje em dia Veneza vive, além do turismo, da fabricação de vidro. Entramos numa fábrica de vidro, mas ficamos pouco tempo. Aproveitamos mesmo para apreciar as lojas e um monte de coisas muito legais originadas da fabricação!






Sim, é tudo de vidro!!!


A ilha também é um pequeno achado. Cheia de pontes e belas paisagens. Dá vontade de sentar e ficar lá o tempo todo só apreciando e curtindo a paisagem. O ruim de viajar com pouco tempo é que você tem que correr para conhecer o máximo de coisas e não tem tempo de sentar e simplesmente curtir o local. Por outro lado, se você vai com muito tempo gasta horrores... E para piorar, se você mora na cidade não consegue ver a sua beleza. Veja isto na sua própria cidade: você vê e admira a beleza da sua?!



Fomos fazer o tradicional passeio de gôndola. Olha, pessoal, eu acho de muito mau gosto as pessoas ficarem me dizendo que é um passeio mega romântico ou me perguntando: é romântico? Eu viajo com uma amiga e vou lá saber se o passeio é romântico? Para nós não foi... Muito pelo contrário, tivemos tempo de sobra para olhar os gondoleiros: um mais bonito que o outro! Mas talvez seja romântica para quem está em plena lua de mel! Para mim Veneza é uma cidade que você pode ir sozinho, acompanhado, com uma turma, com a família... Ela se vende como romântica, mas ela tem a cara que você quiser!!! O romantismo está no marketing! Pagamos 60 euros pelo menor trecho (menor passeio). Fiquei plenamente satisfeita com o menor, ele até dura o tempo necessário para você se sentir bem.






Como estávamos na época do carnaval não podíamos sair sem nossas máscaras. 

Lembrando do filme do Selton Melo resolvemos pedir velocidade, mas esquecemos que no filme ele está numa lancha (provavelmente um táxi) e aqui nós só estamos numa gôndola!!!



Imagina a nossa cara quando demos de cara com as pessoas fantasiadas... É bem legal, as pessoas se fantasiam e ficam andando pela cidade. Não há problema algum em abordá-las e pedir para tirar uma foto. Demoramos um pouco para descobrir isto! Acho que são os 15 minutos de fama de cada um! 









Nem parece gente de verdade, não é?! As pessoas ficam fazendo poses em diversos locais da cidade. Magnífico!


t
bonezinho no chão e tínhamos que deixar umas moedinhas para tirar as fotos. Mas outras foram só pedir!!!
Meus parentes franceses







É difícil dizer qual o lugar de Veneza que mais gostei, mas a Praça São Marcos é realmente maravilhosa.

Yes!!! Esta é uma fonte de vinho. E não é uma fonte de enfeite... Na frente fica o balcão de vendas e os funcionários vão a fonte buscar o vinho que vão servir. Eu já tinha visto na TV, mas nem esperava ver ao vivo! Muito legal!







2 comentários:

  1. Veneza é um sonho realizado!!! Como é maravilhosa a sensação de realizar sonhos!!! Chegamos em Mestre no final da tarde e até nos acomodarmos no hotel, só chegamos em Veneza à noite e no frio gelado!! Mas, nos espantamos com tamanha beleza!!! E pensei... Durante o dia Veneza deve ser perfeita!!! Nem consegui dormir à noite de tanta ansiedade... Eu estava certa! Veneza é uma cidade incomparável!! Só estando lá para entender a dimensão do que estamos falando!!! Linda, linda, mil vezes linda! E concordo com a Luciene, Veneza não é necessariamente uma cidade romântica!!! Adorei o balanço das águas de Veneza... E a praça São Marcos... sem palavras para classificá-la... só sorrisos e um coração pulsando aceleradamente...

    ResponderExcluir
  2. Realmente, Veneza nao se compara a nada no mundo!!!! Lindaaaa
    Heloise

    ResponderExcluir