domingo, 18 de março de 2012

Florença

A viagem seguiu para Florença, a capital da Toscana. Foi uma parte da viagem um pouco frustrante para mim, não pela cidade, mas por uma questão de percepção x expetativa aliada a falta de conhecimento x planejamento equivocado. Na minha cabeça eu esperava ver as paisagens do filme Sob o Sol da Toscana, mas fiz uma programação que só dava para ver Florença, que é uma capital, e lá não tem as paisagens de montanha e verdes - afinal, é uma cidade mais desenvolvida. Para ver o que eu queria teria que ter escolhido outra cidade, mais próxima ao litoral ou ter mais tempo para pegar o carro e viajar pela região da Toscana - e ai sim ver a Toscana. Confundi a Toscana com sua capital... Erro grosseiro para quem viaja como eu!!!




Nossa programação foi alugar um carro para poder conhecer a região, passar 2 dias (sendo que 1 era uma tarde e uma manhã) e conhecer Florença e a região. Não foi possível, nosso tempo só deu para conhecer Florença e ainda gastamos dinheiro com o aluguel de um carro que não usamos como queríamos. Pior, como já tínhamos combinado de alugar um carro escolhemos um hotel que só dava para chegar de carro, então quando vimos que não precisaríamos do carro para passear, já era, já precisávamos dele para chegar e sair do hotel!!! Foi o nosso maior desperdício de dinheiro também em toda a viagem! 


Alugamos um Fiat Panda. É um carro que não tem no Brasil, mas que aqui na Europa é bem popular, acho que ele é a versão europeia do Fiat Uno. Olhem a Rita ai, para quem não tinha coragem de dirigir nem na sua cidade, agora já dirige no mundo!


O que tivemos de mais parecido com o que eu pensava em ver foi a vista do hotel. Como disse, só se podia chegar lá de carro, ele fica no alto de uma montanha, se chama Il Parigi e o hotel é muito lindo, tudo muito simpático! Este sim eu acho que é um hotel romântico, no quarto tinha até uma salinha que fizemos uma pequena festa, depois comento mais sobre isto. O hotel também tem piscina, mas nesta época do ano está desativada. Imagino este hotel no verão, deve ser uma maravilha. É possível ver a cidade lá longe e a noite as estrelas, já que não tem iluminação próxima. Ah, uma coisa muito importante para quem viaja para a Europa. Eu vejo muitas pessoas reclamando no site do booking (onde fizemos todas as nossas reservas por preços bem em conta). Aqui a cama de casal raramente é uma cama de casal. Ela, na verdade, e feita de duas camas de solteiro, então um quarto de casal vira rapidamente um quarto para duas pessoas solteiras. Lembrei disto, pois em todos os hotéis reclamei: 'mas eu pedi duas camas', e a pessoa mostrava que era só separar as camas. E no booking os casais reclamam muito disto, então lembre-se, aqui é normal encontrar duas camas de solteiro juntas e isto ser a tal cama de casal!





O hotel é uma residência. Imagino que devia ser uma antiga residência que depois foi desmembrada e uma parte virou hotel. Foi meio esquisito chegar, pois apesar de ter o nome Il Parigi na entrada não tinha ninguém por lá. A sorte é que um outro hóspede chegou e chamou o dono. Ah, sim, uma outra reclamação do hotel que fizerem no booking foi que não tinha internet de graça e que era caríssima. Nada disto, tinha sim, mas era somente no hall do hotel. Como estava frio demais eu e a Rita desistimos de usar o computador do hall. Quando fomos ver o preço, era 1,50 euros para usar por 5 horas! E ainda tem gente que acha isto caro... Acho que a pessoa quis usar o dia todo! Ai eu pergunto, o que alguém vai fazer num lugar lindo deste ficando dentro do hotel utilizando internet?! É cada uma...




Entrada do hotel


Hall



A cidade é bem legal (segundo o Wikipédia, Florença foi durante muito tempo considerada a capital da moda, além de ser considerada uma das cidades mais belas do mundo), não tenho do que reclamar, apesar de, como disse, estava esperando outra coisa. Da próxima vez estudo melhor a cidade pra onde quero ir!!! Eu e minha mania de pé na estrada e vamos ver no que dá!


Deve ter sido mesmo capital da moda... As lojas mais caras estão por ai. Tem uma parte do centro da cidade, ou seja, algumas ruas, que são só destas lojas chiques que só podemos passar na porta mesmo - do jeito que vai a Europa daqui a pouco todo mundo só vai poder passar na porta!


Este é o Portal Romano, a nossa salvação em Florença. Todas as vezes que não sabíamos como chegar em algum lugar era só ir para o Portal Romano que de lá nos achávamos!!! Outra coisa, dirigir em outro país é surreal. Em Florença as ruas eram muito estreitas, mal cabiam pedestres e carros e ainda tínhamos que desviar de bicicletas. Fora que no dia da chegada nos perdemos muito para achar o hotel - e todas as informações que pedimos responderam de forma errada. O lado bom foi que conhecemos diversos bairros no alto de montanhas!







Estes são os cartões postais da cidade! 
Estátua de Davi

Olha que pôr-do-sol lindo... Mesmo no inverno, a Toscana faz das suas... Olha o contraste com a neve de Torino... Várias Itálias dentro de uma única Itália! A bota (mapa da Itália) realmente nos leva a todo tipo de viagem! Aqui muitas pessoas vem para ver o pôr-do-sol e curtir a paisagem de Florença do alto. Entramos até um brasileiro que vendia todo tipo de suvenir. Aqui não posso dizer que tive um sonho realizado, serei obrigada a voltar a região para fazer uma viagem mais longa... Aproveito e passo na minha cidade preferida, Veneza e faço uma visitinha para os amigos queridos que deixei em Torino. Rita, me acompanha?!









Mapa panorâmico da cidade 



Achei uma mini ponte dos cadeados. Acho que isto é mania de europeu. Vou fazer uma na minha casa!!! Pelo visto qualquer cantinho com grade serve! 

Igreja Santa Maria Novella

Catedral Duomo
















Impressionante esta catedral! Ela é gigante, não dá para tirar foto dela de uma vez só, por isto não vou conseguir verdadeiramente mostrar como ela é grande. Fora que a fachada é muito diferente, toda de pedra, várias cores com poucos tons. Por isto ela acaba sendo tão única. Ela tem um estilo gótico italiano.









Por dentro a catedral é igualmente magnífica e com muitos espaços vazios, brincando somente com a decoração do chão. Mais um motivo para se achar tudo tão imenso! 


Finalmente paramos para olhar no mapa e nos situar. Meu Deus, como tenho dificuldade com mapas, eu não consigo ir pra nenhum lado com eles... Por isto que vou seguindo em frente e o que achar, achei! Ainda bem que a Rita é o oposto, se acham em tudo. Sempre digo, para fazer sociedade tem que ser com quem lhe é complementar e não com quem é igual. Já pensou duas pessoas perdidas como eu?!












Ok... Este daqui achamos por acaso. Ainda bem que o acaso tem sempre seu lado bom! Era uma feira de chocolate (será que foi bom mesmo?!). Entramos só para olhar, mas...




Como sempre a Rita fez o maior sucesso, ganhou chocolate até para a experimentar e de brinde, e eu fui forçada a comprar depois de tanta gentileza com ela! ahahaha 

Palazzo Vecchio
Continuando o passeio pelos monumentos da cidade, encontramos o palácio Vecchio. Ele fica numa praça maravilhosa, cheia de esculturas e próximo a um outro museu que entramos -  mas não podia tirar foto - a Galleria degle Uffizi. 





Duas coisas interessantes para saber sobre Florença. Aqui nasce Dante Aliguieri, que escreveu "A Divina Comédia" e Carlos Collodi, autor de Pinóquio, que inclusive é um nome italiano que significa pinhão (aqui encontramos zilhões de ímãs de geladeira do Pinóquio). 

Ponte Vecchio
Olhem esta ponte, que coisa mais maluca!!! Adorei!!! A ponte é cheia de lojas e antes era um mercado de peixes. Antes quando?! Antes do descobrimento do Brasil, a ponte é do século XV! A gente no Brasil bem que pedia pegar um pouco da onda de criatividade que estas pessoas tinham...



E para finalizar nossa estadia, aproveitamos para fazer uma noite de vinhos e "não queijos", já que o queijo que eu comprei, quando fui olhar era, na verdade, fermento para pão.




Olha que linda a salinha... Por isto não resistimos e achamos que era a hora de fazer uma comemoração pela viagem dos sonhos da Rita e pela minha possibilidade de conhecer a Itália, além de ter companhia da amiga nesta minha estadia tão solitária aqui na França.







Um perfeito vinho francês... Ao lado, o fermento de pão!  






À Florença!

Um comentário:

  1. Firenze! Fiquei impressionada com tanta arte!!! Não tenho palavras para descrever a Catedral Duomo... Exuberante e grandiosa!!! Engraçado foi andar pelas ruas da cidade e suspirar de surpresa (ooohhh!!!) quando víamos os monumentos, as estátuas, as igrejas!!! Nossa!!! Quem gosta de admirar a arte tem que ir a Firenze!!! Sem falar no espetáculo da natureza... o céu mais lindo que vimos na Itália foi em Florença! Pôr do Sol perfeito! Frio e vinho quente para apreciar o espetáculo!!! Um brinde a Floreça Lú! E a todos os momentos que estávamos VIVENDO!!! Saudades...

    ResponderExcluir