quarta-feira, 7 de março de 2012

Torino

Touro: símbolo de Torino. Será por quê?! ahahaha


Quando disse para algumas pessoas aqui na França que ia passar por Torino (também Turim) na minha viagem para a Itália muitos disseram: por que Torino?! E eu pergunto: por que não Torino?! A cidade é a 4ª maior cidade do país e foi sua capital de 1861 a 1864. Para completar, levamos só 6 horas (mesmo com os atrasos para os "baculejos" na estrada). Achei a cidade um pouco diferente das demais cidades italianas pelas quais passamos e depois descobri que um de seus governantes quis que a cidade tivesse um estilo francês. Bem que a Rita me disse que ela é a Paris da Itália.


Outra curiosidade de Torino é que a Fiat nasceu aqui e até hoje a sede da montadora encontra-se na cidade. Na verdade, Torino é uma cidade industrial. Várias grandes empresas do país nasceram aqui - mas mudaram já de cidade sede -, alguns dos componentes principais da Estação Espacial Internacional foram construídos aqui, além de ser o berço da indústria cinematográfica italiana. Até hoje a cidade possui o museu do cinema (Museu Nacional do Cinema). Este infelizmente não tivemos tempo para entrar, ficamos só na lojinha do lado de fora. Duas excelentes universidades também se encontram em Torino (Politécnico e a Universidade).


Tive a oportunidade (morram de inveja) de ir a fábrica dos chocolates Caffarel. Não vou dizer quantos euros gastei na lojinha da fábrica, mas quem quiser experimentar o chocolate está convidado a ir à minha casa quando eu voltar ao Brasil. Aqui na França tem muito deste chocolate e o preço... Melhor não comentar... O site da marca é http://www.caffarel.it/it/, recomendo que leiam, ou melhor, vejam as delícias! O site fala muito da tradição do cacau em Piemonte. Para não ficarem perdidos, Piemonte é a região onde está Torino (que é sua capital). É como se fosse um estado (e Torino a capital do estado). Torino também é sede de um dos maiores museus de história egípcia - 3º maior do mundo (Museo Egizio di Torino. Entrada 7,50 euros. Site: www.museitorino.it).



Sim, isto é uma cabeça... Nunca pensei que daria pra ver a pessoa que foi mumificada... Eram os corpos de três irmãs. Andar por este museu é quase se sentir no Egito. Exageros a parte, o museu é magnífico, não tenho outra palavra para defini-lo. Muitas múmias, peças egípcias e estátuas. Uma viagem no tempo. Normalmente vou a museu com pouco tempo, este não foi exceção, mas desta vez consegui viajar um pouco mais na minha cabeça e imaginar como seria ter vivido naquela época. Muito bom ter nascido hoje em dia! Pensei muito na minha mãe também, como ela é professora de história sempre a ouvi falar do Egito, ela iria amar visitar este museu.


Espanto...





Sim, com algumas peças é possível fazer pose - para outras a gente sai correndo! Afinal, quem quer tirar foto com uma múmia com a cabeça destampada?!





As praças da cidade também são um show a parte. Uma amplidão, além dos detalhes de estátuas, trens elétricos que cortam a cidade e a neve que ainda estava por lá!
Parada de ônibus
(viajar é bom, até parada de ônibus vira atração turística)

Como eu adoro água, acredito que esta foi a parte da cidade que achei mais bonita. Claro que tudo deve ser ainda melhor na primavera ou verão, com um sol maravilhoso para se andar de bicicleta. Numa foto que coloquei mais abaixo vocês vão ver que tem, como em Paris e Barcelona (vi também em Marseille), bicicletas para alugar e dar uma volta.
Rio Pó



Isto eu precisava mostrar também. A neve também pode ser suja. A neve é linda de se ver, mas conviver com ela não deve ser nada agradável. À medida que os dias vão passando um pouco da neve é retirada para não atrapalhar os carros, os trens... Outro pouco derrete... E outro pouco fica assim, pelos cantos, acumulada junto com o lixo da rua. Aqui tem mais folha e cigarro, se fosse no Brasil íamos ver copos e garrafas, papéis de picolé (ehehe, isto foi brincadeira). Mas, enfim, a neve no dia a dia resulta nisto dai: LIXO!


Igreja Gran Madre
Ah, sim, esqueci de contar... Torino também é uma cidade mística. Aqui ficava o Santo Sudário - se você não sabe o que é Santo Sudário entre na igreja mais próxima e vá rezar! -, mas, segundo informações da Heloíse, a igreja onde ele estava pegou fogo e o mesmo foi danificado, então decidiram levá-lo para um local mais seguro. Agora só tem uma réplica na cidade.
Outro fato interessante é esta estátua ai a esquerda na foto da Igreja Gran Madre. Não dá para ver muito bem, mas é Nossa Senhora com um anjo ao lado. Então, esta imagem de Nossa Senhora perdeu o dedo indicador, alguém roubou, mas reza a lenda que ela apontava para o local onde estaria o Santo Graal. Se algum dia você estiver sem fazer nada, pode vir para Torino procurar, quem sabe você encontra, a primeira pista você já tem!





Não estava frio, era tudo frescura!

Outro museu muito legal que fomos foi o Regia de Venaria (Entrada: 8 euros. Site: www.lavenariareale.it). O museu é um palácio muito, muito grande que pertenceu aos reis de Savoy. Para não ficarmos perdidos na história, a Casa de Savoia reinou na Itália de 1416 a 1714, e foi aquela época que a gente sabe: guerras e mais guerras, é terra indo pra França, pra Itália... E volta a ser da França, e volta a ser da Itália... Veja a série Guerra dos Tronos que você vai entender melhor esta loucura de guerras desta época.


 Como muita coisa foi restaurada e está como o original, é incrível pensar que alguém morava ali. Diga-se de passagem, não morava, esta era a residência de caça. Nestas horas é que entendo os reis terem várias amantes que acabavam morando no mesmo palácio que as esposas e elas nunca se encontravam. E outras que nunca viam o rei, pois só o encontravam quando ele as chamava... O castelo é praticamente um condomínio! 

Grande Galeria











Olha a família real aparecendo para uma foto!

A lista de reis, duques e outros títulos de Savoia

Depois do museu, passeio pelas ruazinhas da cidade


Agradecimentos especiais a Heloíse pelas informações do post.

2 comentários:

  1. Cidade linda que eu AMEI conhecer!!! História viva!!! META: Voltar em meados da primavera para curtir as belas paisagens e aproveitar a maravilhosa companhia das minhas amigas Helô, Carol e Marize! Certo Luciene???

    ResponderExcluir
  2. Certíssimo!!! É como eu disse, o bom de realizar um sonho é que ele dá lugar para outros mais...

    ResponderExcluir