terça-feira, 13 de março de 2012

Comidas Italianas

Eu sei que estão todos doidos para ir à Veneza, mas eu estou com fome e imagino que vocês também. Então que tal uma parada para um lanchinho?! O "lanchinho" já começa por aqui, pois Bricherasio foi o local onde mais comemos na Itália - e coloca "comemos" nisto...


A Itália é isto mesmo: mesa cheia, pessoas sorridentes, muita festa, copos levantados! O que mais me impressiona é a quantidade de pratos: primeiro uns pãezinhos que já matam a fome de qualquer um - que tal um pãozinho italiano com azeite? - depois um antipasto (descobri que antipasto quer dizer "antes da refeição"), depois a pasta, quem sabe uma carne para completar e uma sobremesa. Ufa... Eu teria parado no primeiro! Mas, é claro, teria perdido tudo de bom que veio depois!


Eu amo pão e sempre achei que ia me fazer aqui na França. Mas, não sei por que, não gosto dos pães franceses. Eles são duros ao invés de crocantes, tem um gosto meio borrachudo e, sinceramente, o melhor baguete que comi aqui foi do mercado. Outras coisas são muito boas, mas os pães... Não me agradaram. Mas por que estou falando disto em comidas italianas? Porque na Itália achei meu pão! Pense num pão gostoso... Ainda bem que estava na presença de pessoas que não eram da minha intimidade, que tinha acabado de conhecer e precisava mostrar alguma educação, senão 5 pães teria sido pouco! Não sei quantos comi, mas juro que tentei ser educada.


Olha o meu antipasto ai. Berinjela, legumes, presunto, pastas e outras cositas mais. O pior (ou melhor, sei lá) é que tudo é gostoso. Eu nunca fui uma pessoa de experimentar comida, já digo de cara que não gosto ou que nunca comi, mas obrigada. Desta vez não teve jeito, fui comendo um pouquinho de cada coisa e cada vez que pensava: "graças a Deus, gostei disto, me salvei", vinha outra coisa ainda mais gostosa. Agora eu me pergunto: "por que nunca fui de experimentar as coisas? Devo ter perdido muita coisa boa por ai...". Uma das que mais gostei foi vitello tonatto. Juro que quando voltar para o Brasil vou procurar isto para comprar, não é possível que num mundo tão globalizado eu não encontre. Achei num site da internet a receita (http://cartadaitalia.blogspot.com/2008/07/vitello-tonnato.html). No site a pessoa ensina a fazer para servir ele inteiro, mas eu comi em pequenas fatias, muito, muito finas. O molho que fica por cima, a base de maionese, é maravilhoso! Infelizmente, não tenho uma boa foto do vitello, pois como foi a primeira "coisa" que experimentei ainda não fazia ideia que ia gostar tanto.

Desolée pelas fotos dos pratos.  É que ninguém aguentou esperar para que eu tirasse as fotos. Já foram logo garfando tudo... Nem vou dizer quem foi... Ahahahaha Esta pasta é um Pene al Salmone. O gosto do salmão fica bem forte e a pasta desmancha na boca.


Este segundo prato, que alguém também já tinha garfado, é um Orecciette Ricotta e Rucula. Eu, particularmente, não gosto de rúcula, mas ela dá um sabor especial, mais marcante ao prato. Preferi o de salmão, mas confesso que não deixei de comer bastante deste prato também!!!


Tortellini Panna e Prosciutto
Tanto a tortellini quanto o rigatoni também são pratos maravilhosos. Um tem sabor mais leve de todos estas pratos que comemos, e o outro é mais encorpado, bom pra se sentir totalmente satisfeito!!!
Rigatoni al Ragù


Trofie ao pesto
O trofie ao pesto foi feito por Heloíse. Maravilhoso. É bem diferente, na minha opinião. Ele tem uma consistência um pouco mais compacta do que as pastas que estamos acostumados. Com o queijo então... Magnífico! A Rita comprou um pacote de trofie, quem sabe ela te convida para uma degustação!!! Diante de uma módica comissão eu agencio o encontro!


Calma, aqui já é outro dia. Não comemos tanto assim!

Detalhe na foto: Marize se deliciando
com o maravilhoso pãozinho italiano
Este aqui foi o dia dos frutos do mar (antipasto Misto di Mare). Eu, apesar de ser uma pessoa apaixonada por mar e pela praia não sou muito fã de nada do mar. Tá bom, sinceramente, não sou fã de jeito nenhum, mas pedi assim mesmo. Se é para experimentar, vamos lá!
O que temos aqui? O quê? O quê? Um verdadeiro antepasto de frutos do mar. Salmão, lula, camarão, polvo (até hoje não acredito que comi polvo, sempre achei tão, tão... Mas comi e gostei! É o fim dos tempos!), peixes fatiados (ai já está pedindo demais para eu saber quais são) e aquele negócio que eles adoram aqui na França que é feio até, mexilhão. Este eu não experimentei, faltou coragem... Sem problema, a Rita, como uma verdadeira pessoa do nordeste brasileiro, comeu tudo e mais um pouco!


Pene al Pomodoro
O mais legal deste Pene al Pomodoro foi como ele foi servido, me pareceu um prato em forma de pato, não?! Só sei que a temperatura fica bem conservada, dá para comer e conversar que o prato não esfria!
Spaghetti allo scoglio

Hummm... Delícia, delícia, assim você me mata! Nem vou colocar aspas, pois uma frase desta poderia ter sido dita por qualquer um! Me lembrei dela porque a primeira vez que escutei esta música chiclete foi, pasmem, aqui na Itália. Estou falando... Os italianos são primos-irmãos dos brasileiros. Mas vamos à comida. Pizza com salsicha e batata frita. Tá bom pra você?! Pesado, mas gostoso! Mas vamos ser honestos, o que eu coloquei aqui até agora que foi leve? Nem os frutos do mar já que estavam numa quantidade que dava para servir os clientes de um shopping no natal!

Compramos uma pizza inteira para cada uma. A Heloise não aparece porque está tirando a foto. Ahahaha, te peguei! Claro que não, dois pedaços desta pizza e você morre empanturrado! Não dizem que você tem que escolher, ser magra ou ser feliz?! Pelo visto, nossa escolha já foi feita!


Primeira refeição em Veneza também foi uma pizza, mas desta vez foi individual mesmo. Foi difícil, mas conseguimos comer. Difícil pelo tamanho, porque o sabor era maravilhoso. Ah, detalhe, atrás estava um casal (só é possível ver a mulher) que conversaram o tempo todo num inglês tão macarrônico quanto a comida. A vontade foi de dizer: "pára, congela" e só descongelar quando fôssemos embora... Pena que isto só acontece em novela!

Segunda refeição em Veneza, aqui a porção já não foi tão generosa e, de verdade, eu e Rita agradecemos. Não estava fácil mais conseguir comer, queríamos nem ter mais fome. O ato de comer já tinha cansado a gente! Aqui um pene e uma lasagna à bolonhesa.  Detalhe do pãozinho lá do lado. Agora nem eu consegui comer... Antepasto, nem pensar!!! Toda a vontade de comer foi saciada em Bricherasio.


Já em Florença, ficamos também com uma pasta mais básica. Uma lasanha e um spaghetti também à bolonhesa. Desta vez o que nos encantou foi o tratamento do garçom. Não sei se foram os olhos da Rita ou se foi só o calor humano dos italianos, mas todo garçom deveria fazer um cursinho básico com a pessoa que nos atendeu. 





Você achou que ia comer tudo isto a seco?! Não... Muitas bebidinhas. Num primeiro momento foi um pouco difícil tomar os vinhos, pois não gosto, mas aos poucos, com tanta comida gostosa, o vinho me pareceu combinar perfeitamente!



AS SOBREMESAS

Tive que colocar um destaque maior no nome sobremesas. Sei que vocês já comeram tanto até agora que não devem mais querer sobremesa, então com o letreiro talvez, quem sabe, vocês se animem a comer um pouco mais!

Estas sobremesas ficarão sem nome. Esqueci de anotar, mas será que precisa?! Você precisa saber o nome ou do que é feita esta sobremesa?! Não, é possível imaginar só de olhar, diga ai!!!




Um bolo de chocolate pra quem acertar qual o nome desta sobremesa ai! ahahaha
Ah, sim, aqui temos o profiterólis (minha sobremesa preferida) à moda italiana. Desolée de novo pela foto. Já tinha comido metade quando lembrei que tinha que tirar foto para o blog! Não é um sorvete, é um creme que envolve a carolina. Muito bom também!


Panna cota ai frutti di boschi, Crama catalana e Bunet

Hummm... Chegamos a uma iguaria, só posso chamar assim. Sorvete de pistache ou, como se diz em italiano, pistacchio está na lista do Top 10 das comidas boas que já comi! Aqui ele está acompanhando do tradicional sorvete de chocolate e os italianos, como diferencial ainda colocam um biscoito. Aprende Brasil!
Mesmo com o frio da Sibéria que estava fazendo por lá eu tomei o sorvete com um sorrisão alegre. Depois ainda tomei outro em Roma e só não trouxe na bolsa porque a mala estava cheia, não foi porque ele ia derreter. Este sorvete até derretido é bom demais!!!


Em Veneza já não tivemos coragem de tomar. Ficamos só namorando a vitrine com diversas opções que pareciam deliciosas. O corneto aqui é muito tradicional, mesmo no inverno. Realmente a Itália se prepara para ser o lugar de comer! 



Uma sobremesa muito boa que comemos também e que não tirei foto foi o tiramisu. Alguams coisas são tão boas, tão boas que você só come e esquece de fotografar... Para vocês não ficarem a ver navios, darei o link de uma receita com a foto: http://cybercook.terra.com.br/receita-de-tiramisu.html?codigo=12035

Esta pera foi na casa de Heloíse. Veja que delícia. Confesso que como foi nossa última refeição por lá e foi difícil, o limite de comida estava piscando: lotado, lotado, lotado. Mas como foi o namorado da Marize que fez (Osvaldo) não pude recusar... Só que ao experimentar... Nem preciso dizer que não sobrou nada! Também não sobraram os docinhos "assim você me mata" que a Heloise comprou. Meu Deus, ainda cabe mais alguma coisa?!



Agradecimentos a Heloíse pelas informações. E, claro, FELIZ ANIVERSÁRIO!!!

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Nossa!!! Muita comida mesmo!!! Nem sei como aguentei comer tanto!!! rsrsr... Cada delícia!! COMER na Itália é um prazer!!! Um orgasmo a cada garfada ou colherada!!! Hum,hum,hum... rsrsrrsrs... Agora que quiser experimentar um "trofie ao pesto" terá que ir a Recife. Estou levando a massa de presente para Mainha! Hummmmmmmmmm!!!

    ResponderExcluir
  3. Ah... detalhe importante, mesmo com tanta comida, não engordei NADA!!!!! rsrsrsr

    ResponderExcluir
  4. Oi Luciene.

    Obrigado pelo link, mas devo lembrar que o Vitello Tonnato deve ser cozido inteiro e depois ser fatiado. Na minha receita escrevi: "Corte a carne já fria em fatias finas e ajeite-a em uma tigela..."

    Espero que vc tenha conseguido fazer a receita em casa.

    :)

    ResponderExcluir