sexta-feira, 22 de junho de 2012

♪ Fête de la musique ♫



A festa da música aqui na França é fantástica, eu não sabia que isto existia por aqui... As pessoas realmente vão para a rua - nunca tinha visto tanta gente nas ruas de Aix - e em cada esquina é possível ver uma pessoa qualquer cantando ou tocando algum instrumento. Não importa o ritmo, a origem, aqui, neste dia, se respira música!


Esse menininho bem na esquina na minha rua foi encantador. Eu o vi chegar com a mãe e escolherem um lugar para tocar. Esperei para ver qual instrumento ele tocava e me surpreendi quando vi um saxofone! Ele tocou  muito bem, por sinal. Mal sabia eu que esta seria só a primeira surpresa...



Bem em frente ao meu apartamento o som que rolou foi um rock estilo anos 70 e 80, uma coisa meio Emmerson Nogueira. Foi um dos melhores sons que ouvi neste dia. O interessante é ver o público de cada banda ou pessoa que se apresenta. Aqui só tinha gente mais velha!
















De lá, seguindo para o início da Cour Mirabeau, encontrei um palco armado e, para meu espanto, uma banda de rock argelino. Um pouco bizarro, mas dava pra ouvir e rir bastante com o suposto gingado das backing vocals!




Bandinha adolescente...





Os roqueiros cabeludos...





Adolescentes rebeldes...
Estes ai estavam meio drogados. O rapaz de faixa na cabeça andava no meio do público pra lá de feliz. Um pouco antes de ir embora pra casa, já depois da meia noite, voltei ao local e ele ainda estava lá cantando e fazendo sua festa particular! 













Achei na internet que a primeira festa da música aconteceu em 1982, quando o então ministro da cultura francês, Jack Lang, pensou em promover uma festa que pudesse permitir que os jovens franceses mostrassem seus talentos musicais. Por isto os artistas se apresentam de graça e em todo canto. É a oportunidade deles de tocarem e serem ouvidos pelo público!



Já numa outra praça estava tocando música clássica e pegamos bem a hora de uma apresentação de dança indiana, interessantíssima!!!





E, por fim, a parte mais animada da noite: um pessoal tocando percussão. Ficou muito parecido com o som do Olodum e como muita gente começou a seguir me senti nas ruas de Olinda! Nunca vi um lugar na França tão lotado e quente! Foi como uma prévia da viagem de volta ao Brasil direto pro carnaval.
















Olha a gente ai só na curtição, no meio da galera!



Um comentário: