sexta-feira, 22 de junho de 2012

Congresso em Lyon



Eu falo muito das minhas viagens e pouco do que realmente vim fazer aqui na França, ainda mais porque ficar falando de estudos é meio chato e não é esta a proposta deste blog e, sim, contar aos meus amigos o que ando fazendo e como é minha vida por aqui. Acontece que este congresso foi minha primeira experiência internacional neste tipo de evento e não posso negar que foi espetacular! Primeiro, porque vivi dias de imersão nos costumes franceses e, segundo, porque vi que gente é gente e não importa a nacionalidade, estão todos fazendo o mesmo tipo de pesquisa, com os mesmos erros e acertos!
A universidade é uma típica universidade francesa, nada demais e nada de menos! Uma coisa que achei bem bacana, logo na entrada tem um aviso que eles tem desfibrilador no campus e para quem se deve ligar ou ir em caso de necessidade. Nunca tinha visto um aviso desses em lugar algum! Além disto, o congresso estava muito bem organizado, a sinalização para as salas dos eventos estava perfeita!




Como eu não confio no meu francês, a Larisse apresentou o trabalho e eu apenas respondi algumas perguntas depois. É meio tenso apresentar alguma coisa em outra língua. Eu ficava me perguntando: será que entendi mesmo a pergunta? Uma coisa é responder errado para o tiozinho da barraca da feira, outra é responder errado para os professores que estão ali nos assistindo. Inclusive, um dos moderadores da minha apresentação tem um site onde baixei diversos livros e artigos para a minha tese. Mesmo assim, não tive muita coragem de conversar com ele depois. Deixei pra lá. Quem sabe mais para frente eu envio um email...



Esta era a "equipe" brasileira no congresso. Até que estávamos bem representados para um país que não é francofone. 
Pessoal, me desculpem, eu não fui ao congresso para comer, mas foi ai que vi mais ainda as tradições francesas. Foram dois dias de congresso, tivemos 2 almoços (os lanches da manhã e tarde) e um jantar de gala. Tudo foi preparado dentro dos moldes e costumes franceses e eu nunca tinha tido a oportunidade de viver dois dias numa imersão culinária francesa. Como disse no post anterior, Lyon é a capital gastronômica da França, acredito que por isto estava tudo TÃO gostoso! Muitos pratos diferentes e servidos com entrada, prato principal e sobremesa. Além dos queijos, claro!




Uma coisa que achei interessante é que eles serviram muitas coisas com salmão cru e não tinha nada de comida japonesa. Para mim, salmão cru só combinada com sushi, mas aqui eles colocaram no sanduíche com alguns molhos e em uns potinhos para comer sozinho com outros molhos. Eu gostei mesmo foi do sanduíche, vou tentar fazer isto no Brasil!



Ah, sim, outra coisa que nunca tinha comido: macarron salgado. Estava bom, mas como não gosto muito de macarron eu não posso dizer que gostaria de comer de novo!

Já o jantar de gala foi um show a parte. Foi no Hotel de Ville, ou seja, a Câmara Municipal da cidade, se não estou enganada. O prédio foi construído entre 1646 e 1672, então é um lugar lindo, histórico, com uma decoração única. Me senti entrando num dos filmes dos livros da Jane Austen. Tipo uma festa de Orgulho e Preconceito!









Não tenho muito o que dizer, é ver as fotos que não demonstram nem metade da riqueza de detalhes do lugar. Como minha máquina é muito ruim para bater fotos a noite, não consegui fotos que retratassem verdadeiramente o local. Um fato que vale a pena comentar... Eu estava sem saber o que vestir, pois mandei meus vestidos longos para o Brasil e não sabia se ia ao salão me arrumar ou não... Enfim, muitas dúvidas e resolvi eu mesma me arrumar. Olha... Foi sorte! As pessoas estavam do jeito que foram para o congresso. Parece que nem trocaram de roupa, banho então... Se tivesse ido de longo ou me arrumado teria pago o maior mico da minha vida. 
Porém, tirando o detalhe do estilo pessoal, com certeza isto foi a coisa mais chique que já vi na vida! Uma viagem no tempo!




Nenhum comentário:

Postar um comentário