quarta-feira, 6 de junho de 2012

Cassis

Acredito que poucos já ouviram falar desta cidade, apesar de sua beleza. Eu amei, mas se não fossem minhas amigas talvez nunca tivesse ido. Cassis é uma cidade de praia que fica próxima a Marseille, inclusive, pegamos o trem de Aix para Marseille e de Marseille para Cassis. Eu não sei bem dizer se Cassis fica na Provence ou se já faz parte da Côte d'Azur, por via das dúvidas a gente diz que fica na região dos Alpes-Provence-Côte d'Azur, isto é certeza!!! 



O dia estava lindo para este passeio, apesar de não estar calor. Com o sol brilhando, mesmo que faça um friozinho, já dá para ir a praia, pelo menos, ver o mar!

 Tem um ônibus que sai da Gare do trem de Cassis direto para a cidade, mas preferimos ir a pé. Valeu a pena porque vimos vários vinhedos no trajeto e alguns lugares tinham placas para visita e degustação de vinho. Só depois lendo sobre a cidade é que vi que o vinho daqui é muito conhecido em toda a França.

A praia é linda. Não era de pedra, graças a Deus, e o mar aqui é tão lindo quanto todos os que vi por aqui nesta região. O detalhe de Cassis é que aqui também se tem os Calanques que tem em Marseille e você pode apreciá-los da praia mesmo!!!

Ok, ok, eu fui pra praia de meia calça... Mas tava friozinho mesmo... Depois tive que colocar o casaco e de qualquer forma é impossível entrar nesta água gelada. Não sei no verão e já não estarei aqui para saber, mas pense numa água fria... Para quem conhece o Rio de Janeiro, pense na água de Cabo Frio... Agora dobre o gelo e... Voilà, é a água daqui do sul da França.

Depois da praia resolvemos almoçar. Vi num site uma pessoa dizendo que os preços de Cassis são altíssimos... Eu não achei. Não sei se é porque já moro em Aix que é uma cidade cara, mas achei os preços normais, só saber escolher.

Mas, veja, tem que saber escolher em TODOS OS SENTIDOS. O peixinho lindo ai foi a Marcela que pediu. A Deborah, como boa cearense pediu mexilhões com fritas (especialidade da casa). Não me lembro o que a Shirley pediu porque não fotografei, mas eu pedi um steak com fritas para não sair do comum. Agora pense numa pessoa que passou mal!!! Não comi a comida mais típica da região que seria um peixe e ainda passei o resto da tarde de molho enquanto as meninas conheciam outras praias...




Eu aproveitei meu tempo de repouso e fui tirar umas fotos!


Tomamos um sorvete também, aqui se vende bastante corneto que é o sorvete italiano. Nem se compara ao que tomei na Itália... Infelizmente não estava com sorte para comidas neste dia, me deram um sorvete derretendo, que tive que comer rápido que nem dava pra sentir o gosto senão ia me sujar toda! Desolée pra mim!!!




Pegamos o fim do dia para sentar e somente apreciar a vista. Às vezes passamos tão pouco tempo num lugar e queremos conhecer tantas coisas que não dá tempo de sentar e somente apreciar, ouvir a natureza e esquecer da vida! 




Ah, sim, quem tiver com pique pode fazer duas coisas bem legais em Cassis. Uma é fazer um passeio de barco pelos Calanques, como o de Marseille, mas o chato é que você não pode descer nas praias, é só vendo o mar mesmo... E outro é ir a pé a praias mais afastadas e bem no meio dos Calanques. Caminhada, segundo informações que a Marcela pediu, de 2 horas. Mas pelas fotos que já vi vale muito a pena!!! 


Um comentário:

  1. Nem para provar um peixinho do mediterrâneo??!! Essa minha amiga praieira...rsrsrsrrs...
    Que lugar lindo hein Lú!!!

    ResponderExcluir