sexta-feira, 22 de junho de 2012

Lyon


Fui para Lyon apresentar um trabalho num congresso (mas este será o tema de outro post) e me encantei com a cidade. O primeiro ponto que gostaria de dizer sobre Lyon é que o nome da cidade se fala como se escreve: lion. Uma vez fui pedir um crepe no Brasil que se chamava crepe Lyon e o rapaz me corrigiu e disse que era "laion". Mas não é!!! Isto é em inglês. Francês não fala nada com acentuação em inglês, aqui tudo é perfeitamente traduzido ou com a pronúncia francesa.
O segundo ponto que quero destacar é a beleza da cidade. Achei a cidade muito linda, parece uma pequena Paris - não que pareça com Paris, mas de beleza semelhante. Lyon é a segunda maior cidade da França. Aqui de novo tenho que fazer um parênteses. Quando cheguei à França me disseram que Marseille era a segunda maior cidade francesa. Agora me disseram que é Lyon. A verdade é que existe uma briga das duas cidades para saber qual é a segunda maior cidade francesa. Pelo que entendi, em termos urbanos é a segunda maior cidade, mas quando se conta o entorno, fica sendo Marseille. Independente disto, Lyon tem a cara da França, enquanto Marseille deixa muito a desejar neste aspecto. Então, fico com Lyon como a segunda maior cidade francesa!!!

De TGV, Lyon fica só a 1h30 de Aix, perto se formos considerar que a viagem é muito agradável. Apesar disto, não fica mais na região da Provence e, sim, a região de Ródano-Alpes. Fica perto de Grenoble também!!! Peguei também 3 dias de muito sol, tempo agradável, só no domingo que choveu o dia inteiro.

Como em Paris, em Lyon podemos fazer tudo de metrô. Muito fácil e te leva a todos os lugares. O único problema é que são poucos vagões, apesar da periodicidade ser maior, é importante ficar atento para entrar ou deixar para pegar o próximo!!! 


Descobri também que Lyon é a capital francesa da gastronomia. Na sexta saímos para conhecer o verdadeiro bouchon lyonnais, que é como se chama o típico restaurante de Lyon. Os pratos mais tradicionais de um Bouchon Lyonnais são salsichas, patê de pato e porco assado. Aqui não se prima só pela comida, mas pelo ambiente que pretende ser bem agradável.






Salada Lyonnais: alface, bacon e um ovo poché por cima! Não é minha salada preferida, mas foi interessante experimentar!
Por falar em ambiente, realmente as pessoas de Lyon são bem mais simpáticas do que os franceses que conheço aqui em Aix. Eles te olham nos olhos, conversam, atendem bem, são sorridentes... Andando pelas ruas você percebe a diferença. É como sair de São Paulo e ir direto pro nordeste! Nestas horas penso o quão difícil é generalizar as coisas. A pessoa vem e passa 3 dias em Paris e sai com várias definições dos franceses. Eu percebi que mesmo vivendo estes 10 meses aqui e passeando muito é difícil dizer como os franceses são. Mas uma coisa posso dizer: se algum dia vier morar de novo na França, quero morar em Lyon!

Esta outra entrada é feita de salmão cru com maçã. Sei que parece esquisito, mas realmente é muito gostoso. Durante o congresso comi muito salmão cru de diferentes maneiras e todos estavam uma delícia. O incrível é que eu via o salmão e pensava: 'mas isto não deve ser bom' e quando comia... Nossa, delícia!!!

Este eu vou ficar devendo... Foi uma outra entrada que comi, mas esqueci de perguntar o que era. Parecia um tipo de carne. Mas esta entrada eu não gostei. Achei a carne muito seca.

Pedi como prato principal a tradicional salsicha. Ela é meio forte, um pouco picante, mas uma delícia. A batata frita é a típica batata, a "original", como a que encontrei na Bélgica, com aquele modo de preparação especial.


Também comi como prato principal um Quellene (quer dizer bolinho de macarrão). Como é possível ver na foto, é uma massa (preparada com pedaços de pão, ovos e farinha). Ela pode ser de carne, frango, peixe ou legumes. Neste caso, pedi uma de peixe. Não senti muito o gosto do peixe, mas achei meio apimentado, depois li na internet que a massa é preparada com muitos condimentos. Fazendo umas leituras sobre o prato, descobri que ele antigamente era usado apenas como enfeite de outros pratos, mas que atualmente é servido como prato principal.




Já as sobremesas eram bem gostosas e conhecidas da gente. Nada de tão diferente assim..

Não podia deixar de comentar aqui sobre os amigos que fizemos. Eu e Larisse já estávamos aguardando o prato principal quando o dono do restaurante começou a juntar duas mesas ao nosso lado e praticamente juntou as mesas com a nossa também. Aqui na França tudo é muito apertado, se fosse no Brasil ninguém ia gostar do tanto que as mesas são próximas e como a gente se espreme para sentar e sair da mesa... Mas, enfim, depois ouvimos uma língua bem conhecida e quando eles se sentaram deram bonsoir, que foi logo respondido "bonsoir, mas pode ser boa noite também!". E ai começou a nossa noite de conversa com as mesas praticamente juntas. Saímos todos juntos e ganhamos até carona para o hotel. Quem não entendeu nada foi quem nos serviu... Coisas de brasileiros!!!



Começando o tour pela cidade, esta é a Catedral Sain-Jean de Lyon. Não entrei na igreja - já estou meio farta de entrar em igrejas - mas achei que a arquitetura lembra a Notre Dame de Paris. Só lembra, pois esta igreja foi restaurada e está em situação muito melhor!!!

Estava acontecendo algum tipo de evento em frente a igreja, parecia uma feira, com venda de livros, pessoas fantasiadas, venda de pães e outras guloseimas!
Este daqui era um pessoal que estava jogando alguma coisa que não consegui definir. Deviam ser uns jogos tipicamente europeus, pois tinham umas 5 mesas e não reconheci nenhum deles. Mas estava animado, todas as mesas estavam cheias!






A cidade é cortada por dois rios: Rhôme e Saône. Então sempre estamos passando por alguma ponte ou algum espaço com água, o que torna a visita muito mais agradável!




Ao fim de umas das pontes estava este lindo jardim, com um design diferente! Quis registrar! 
A cidade é muito simpática. Além da própria arquitetura, ela se diferencia por ter um pouco de cor na fachada das casas, coisa rara aqui na França. Mesmo não sendo cores fortes, dá mais leveza e beleza a cidade. Não tive oportunidade de tirar foto, mas aqui também tem um tipo de pintura que está por toda a cidade. Chama-se Murs Peints. Neste site tem uma série de fotos. Vocês olharão e acharão que é de verdade, mas é somente uma pintura na parece - http://www.lyon-visite.info/murs-peints/. É realmente uma técnica muito legal e é típica de Lyon.

 

Outro programa imperdível é visitar a Basílica de Fourvière. Você pode subir de Funiculaire ou, fazer como nós, ir a pé. É uma bela subida, não faça isto se estiver sol e você tiver acabado de almoçar num Bouchon Lyonnais como nós!!! Foi dureza!!!


A primeira parada foi no teatro romano, ou melhor, nas ruínas dele. tinham várias pessoas fazendo piquenique na grama em frente, achei bem interessante. Francês faz piquenique em tudo quanto é lugar, basta ter um solzinho e uma grama!!!



Agora falando da Basília, ela fica no alto da colina Fourvière, que dá nome a igreja. Nos dias que passei por lá, ela estava passando por uma restauração em seu interior, então as fotos lá dentro não estão tão boas assim. O que mais me impressionou foi a claridade da basílica, branquinha, branquinha pelo lado de fora! Como ela fica no alto, como disse anteriormente, de vários ângulos da cidade é possível vê-la!








Essa é uma pequena torre que no jantar de gala do congresso me disseram que era a Torre Eiffel (petite torre Eiffel), mas, de verdade, não é. Só se fosse a miniatura da miniatura. Acho que a torre de TV em Brasília está mais parecida! Mas como é do lado da basílica, aproveite para ver e fotografar. A noite ela é toda iluminada.


Além de visitar a basílica você ganha de brinde uma vista maravilhosa da cidade! Aquele prédio em forma de lápis é apelidade de Crayon (lápis em francês). Ele se chama Tour Part-Dieu e é um prédio de escritórios. Nos últimos 7 andares está localizado o hotel mais alto da Europa. Quando ficou pronto em 1977 era o 4º edifício mais alto da Europa, atualmente é o 10º. O topo do prédio está, aproximadamente, na mesma altura da basílica e - fato curioso - o arquiteto o fez assim de propósito, devidamente calculado.

De lá fomos para a praça Bellecour. Não é uma praça tão bonita quanto o que já tínhamos visto na cidade, mas vale a pena dar uma paradinha para se deliciar com a parte arborizada e com o chafariz. O ponto alto da praça é a estátua de Luís XIV.




Depois da praça, saímos para literalmente "bater perna" pela cidade e apreciar a arquitetura. Foi um passeio muito bom, adorei tudo o que vi. 











Em Lyon existem muitas e muitas coisas para conhecer e fazer. Seria impossível querer conhecer a cidade em um final de semana... Como no domingo choveu o dia todo resolvemos fazer um passeio fechado no Museu da Lumière. Este é um museu que conta a vida e as invenções dos irmãos Lumière. Eu não sabia (desculpe ai...), mas o aparelho que "deu vida" ao cinema foi inventado por dois irmãos franceses: Auguste Lumière e Louis Lumière. Eles inventaram muitas coisas e esta foi só uma delas. O museu, além de apresentar as invenções, chega a apresentar até a árvore genealógica da família Lumière. 



No museu também é possível ver diversos filmes da época. Eles, depois de aperfeiçoarem a máquina de gravação de vídeo (cinematógrafo) treinaram diversos operadores de câmera que foram enviados a diversos países no intuito de gravar os costumes locais. Esta paixão pelo cinema veio do pai, Antoine Lumière, que era fotógrafo e fabricante de películas fotográficas. Ele já tinha este gosto por inventar e experimentar e incentivou isto nos filhos.




Esta imagem ai atrás é uma foto 360º de Marseille, não pude deixar de tirar uma foto com ela! 
Mas eu fiquei apaixonada por estes irmãos quando soube que foram eles que inventaram a fotografia colorida. É não é para dar um beijão nestes gênios?! Além disto, também inventaram a fotografia em relevo, praticamente o bebê 3D!



Eles moravam nesta humilde mansão! Aqui na maquete você pode ver cada cômodo da casa. Como se casaram com duas irmãs (tanta criatividade pra nada) foram morar todos na mesma casa. 

Para completar minha passagem por Lyon, tive a felicidade de ir a um restaurante brasileiro. Entrada: casquinha de siri. Prato principal: xinxin de galinha. Sobremesa: pudim de leite. Estava tudo com a cara do Brasil, o gosto do Brasil, o cheio do Brasil. A música, com um repertório muito bom, mas com voz não muito boa, foi completada com a minha interpretação tupiniquim! Coitados dos ouvidos dos franceses que tiveram que comer ao som da minha voz! Mas eu adorei! O restaurante, Le Pain de Sucre, era o local de encontro dos alunos da Escola de Português que a mãe da Cyrielle, uma grande amiga francesa que fiz neste meu período em Aix, tem em Lyon. Todo mês ela faz um encontro em algum lugar e eu tive a sorte de neste final de semana, além de ter o encontro, ainda ser num restaurante brasileiro.










Aqui ainda numa música de qualidade, bem bossa nova...


E aqui fui cantar "Ai se te pego" para uma noiva que estava fazendo sua despedida de solteira (chá de panela) bem ao estilo francês.





Ainda tive a grande oportunidade de conhecer a Eli, esta de blusa xadrez ao meu lado. Ela morou 2 anos e meio em Recife e trabalhava com as crianças perto do shopping Tacaruna. Ela disse que passou bons momentos em nosso país! Fiquei feliz em saber...

2 comentários: