sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

2º Parada: Aix-en-Provence

Nosso tour por Aix foi um bem básico. Pela falta de tempo fomos só aos lugares principais. Como eu nunca tinha tido a oportunidade de tirar foto na Universidade (fotos onde eu aparecesse), aproveitei! Infelizmente, não pude mostrar a sala para a Rita, a porta estava trancada e, como sempre, sem ninguém para abrir...


Esta é a fonte dos 4 golfinhos, um dos cartões postais da cidade. Foi nela que no verão vi um cachorro tomando banho, se divertindo até... Agora no inverno a gente nem vê os cachorros na rua...
Esta é outra fonte que fica na avenida principal, a Cours Mirabeau, que sempre falo aqui. Vejam a situação da fonte... Congelada! O frio glacial da Sibéria realmente chegou a Aix...
Infelizmente a Rotonde não estava funcionando. As águas pararam de funcionar por motivos óbvios: tudo congelado! O que achei mais interessante foi a quantidade de pessoas tirando fotos. Acredito que é um grande evento não só para turistas e estrangeiros que moram aqui, mas para o próprio povo da cidade.



Aproveitei também para entrar numa igreja que nunca tinha entrado. Não sei o nome, prometo que numa outra oportunidade eu falo mais sobre ela e coloco o nome. Ela fica na área do comércio da cidade e sempre passo por lá, mas nunca tinha tido vontade de entrar. Ela é bem bonita, grande e como toda igreja aqui na Europa cheia de detalhes! Rita aproveitou para mais uma vez fazer um pedido. Eu não sabia, mas temos o direito de fazer um pedido em cada igreja nova que entramos. Acho que a Rita ficou cheia de pedidos, deve ter até sobrado para outras viagens!!!



Paramos na melhor creperia da cidade para que a Rita pudesse comer um genuíno crepe francês. Como sempre, estava delicioso! Ah, sim, aproveito para dizer as mulheres morenas que lêem este blog: VOCÊS FAZEM MUITO SUCESSO AQUI! Olha, aqui em Aix ninguém nunca trocou mais que duas palavras comigo além do necessário... Já com a Rita... O garçom da creperia me pediu para dizer a ela que "seus olhos são magníficos"! Além disto, em Paris, ela recebeu várias ajudas para carregar a mala. Os marmanjos franceses passavam por mim e iam ajudá-la! E isto foi só o começo... Foi muita discriminação comigo!



Outro lugar que faço questão de apresentar as pessoas - tem em Paris - é a loja de doces toda lindinha e decorada com coisas francesas. Além de ser uma delícia tudo que tem por lá ainda se pode apreciar a decoração très joile! Detalhe: tudo é bem caro... Só dá pra comprar um chocolatezinho ou um biscoitinho no saco.




Depois de todo este tour, este foi o resultado do estrago! Vejam a quantidade de sacolas, tudo que não foi comprado em Paris ficou para Aix!

Esta foi só para uma foto. Como já disse aqui em outra oportunidade, o doce típico de Aix se chama Calisson. É um doce a base de amêndoa. Esta é uma das lojas mais procuradas quando se trata de calisson. Eu achei o doce meio sem açúcar e com muita massa, mas é uma boa experimentar. Cada cidade da França tem sua especialidade e eu não podia deixar de mostrar a alguém que veio me visitar a especialidade de Aix.



A Rita também visitou o restaurante Les Deux Garçons, um restaurante inaugurado em Aix em 1792, já pensou o que é isto?! Muito tempo para um estabelecimento comercial... É o restaurante mais caro da cidade, só comi lá uma vez. Tudo muito chique! É o chique do chique!!!






E ela de despediu de Aix na estátua do Roi René, que foi rei da Provence no século XVIII e adorava Aix, foi ele que trouxe a maior parte do crescimento e desenvolvimento da cidade.


2 comentários: