quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Minha nova sala na universidade

Como disse, este é um mês de estudos. Tenho algumas metas a cumprir e quero finalizar uma delas este mês. Aqui na universidade existem duas salas para os alunos de doutorado em Economia (na UnB meu doutorado é em Administração, mas aqui na França sou aluna da Faculdade de Economia). Ano passado fiquei na sala 114, mas agora este ano me mudaram para a sala 112. Como vários estudantes foram embora para seus países, as mesas ficaram vazias e tratei de escolher uma para mim, assim pude deixar minhas "coisinhas" na minha mesa e não preciso mais carregar todo o peso.

Escolhi a mesa perto da janela. Várias pessoas me alertaram que era bom escolher a mesa próxima a janela. Eu ainda não descobri por que, mas desconfio que o verão irá me dizer! Nas minhas gavetas vocês encontrarão vários livros de um lado e biscoitos, café solúvel e leite em pó do outro. A única coisa que levo para casa todos os dias é o note, preciso dele para outras coisas!!!
O aquecedor também fica perto da minha mesa. A parte boa é que sou a primeira a ser aquecida, mas também sou a que fica com o maior calor quando chego. Como normalmente estou sozinha na sala chego abrindo toda a janela, só depois de esfriar um pouco de circular um ar que fecho tudo e aproveito o calorzinho! 
A sala é estreita, mas bem comprida. Veja que temos até um frigobar... Mas sem microondas. Ontem treinei como pedir para usar o microondas da sala ao lado. Fui toda feliz da vida e mandei em meu francês bem treinado se poderia usar o microondas. Resposta: NÃO!!! Eu só disse: merci, au revoir e sai de fininho... Mas já me acostumei a maneira direta dos franceses... C'est la vie en France! Pelo menos aqui não ouço Michel Teló, tudo tem suas compensações. Eu e a Luiza, que está no Canadá, temos nossas vantagens...
Esta é a outra parte da sala. Tudo bem, não é um luxo só, mas é uma universidade pública e já falei sobre isto aqui no blog: universidade pública é universidade pública em qualquer parte do mundo. Mas eu estou gostando dos meus dias na minha mesa e a concentração nos estudos. Foi para isto que vim, afinal... 
Ah, já ia me esquecendo... Esta é a vista da minha janela. Vejo um estacionamento, mas vejo também estas árvores lindas de inverno, sem folhas... O que posso dizer... Me adaptei!!! :-))


Para finalizar, a revista bimestral de Aix, Aix em Dialogue, que também já falei aqui, trouxe uma matéria especial dizendo que a minha Universidade - Aix-Marseille III - acabou de se juntar as duas outras universidades Aix-Marseille (U1 - letras, U2 - ciências, U3 - direito, economia e gestão) se tornando a maior universidade francesa e uma das maiores universidades européias, com 5 campus e mais de 70.000 estudantes. 

Um comentário:

  1. Lu, essa do microondas foi de lascar! Isso é um choque cultural mesmo. :P

    ResponderExcluir