sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Aviação Low Cost na Europa


Cheguei hoje de Portugal e fiquei com vontade de falar sobre a companhia aérea que utilizei. O nome da companhia é RyanAir. Existem outras por aqui, como easyjet, mas fazendo Marseille - Porto era a única existente. A experiência até que foi boa, mas é necessário prestar muita atenção. A passagem realmente é barata, dependendo da época que se compra, mais barata ainda. Mas tem que ficar atento às regras. Primeira regra, o check in é feito por você pela internet. Você deve levar impresso, senão nada de viagem. O mesmo pode ser feito 14 dias antes da viagem (sim, eu disse 14 dias) até 4 horas antes do voo. Outro ponto importantíssimo é a bagagem. É permitida somente uma bagagem de mão que deve ter no máximo 10kg e a seguinte espeficação: 55cm x 40cm x 20cm. Agora, pesso al, uma é uma e não duas. Eu como sou muito inteligente e faço doutorado levei uma bolsa e a minha malinha dentro das especificações. A malinha foi pesada e só tinha 7 kg, ótimo! Acontece que existe no aeroporto tanto no suposto check in (visto que de verdade você já fez na internet) quanto na entrada final para o avião um suporte de ferro com as especificações da mala. Neste segundo momento é solicitado a você que coloque sua mala dentro dele. Se couber, ok, você entra com sua mala no avião, caso não entre você deve pagar 40 euros e sua bagagem é colocada no porão. Sabem o que ouvi da funcionária? Coloque tudo que está dentro da sua bolsa, inclusive a bolsa, dentro da mala e depois coloque no compartimento. Minha resposta foi: impossível! Então eu paguei 40 euros. Inteligência total!!! Afinal, quem confunde 1 com 2?! 
  

Se quiser levar uma bagagem maior deve solicitar antes pela internet também. São dadas as seguintes opções:



  • Primeira mala de porão
    • 15kg - 15 euros
    • 20kg - 25 euros
  • Segunda mala de porão
    • 15kg - 13 euros
E você ainda paga por equipamento desportivo, de bebê (um carrinho é transportado gratuitamente), instrumento musical, se quiser prioridade no embarque (que é o mais baratinho, 10 euros).

Já a viagem não tenho do que reclamar, foi bem tranquila. Como é possível ver nas fotos, a fila para entrar é sempre bem grande, pois estes aviões tem escada própria e você sempre anda na pista para pegá-los. Não existem lugares marcados, chegou-sentou! Então o que tem de gente furando fila... Mas nunca andei tão bem sentada, fiquei sempre nas cadeiras da frente que tem mais espaço para as pernas.
O espaço entre as poltronas é mínimo, como se espera de um low cost, 3 poltronas de um lado e 3 de outro, pelo menos no modelo de avião que eu andei.
A comida?! Bem, tem para todos os gostos: de pratos quentes e sanduiches frios a batata frita e barrinhas de cereal. Bebidas? Vinho, cerveja, café (cuidado, foi o pior café que já tomei na vida), refrigerantes, água... Enfim, o que você quiser e tiver levado dinheiro para pagar! Como a Gol começa a fazer, você compra tudo o que quiser no avião. Nem uma água é de graça! Ah, depois de servir, melhor, vender a alimentação, os comissários e aeromoças vendem produtos como perfumes, relógios, cremes... Realmente é mais barato que nas lojas do aeroporto, eu comparei os preços.
Ah, sim, na volta não paguei 40 euros, enviei a pagagem no porão!!!

Um comentário:

  1. Eu também voei de Ryanair! Por dentro o avião parecia um outdoor, cheio de propagandas coladas nas paredes, e os comissários eram metidos a engraçadinhos e com visual de novela mexicana.

    Há algum tempo li uma notícia dizendo que a Ryanair pretendia retirar os bancos os aviões e transportar os passageiros em pé, no melhor estilo ônibus coletivo! :P

    ResponderExcluir