quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Paris - Torre Eiffel, Champs-Élysée e Arco do Triunfo

Agora falando já da minha viagem a Paris, vou tentar resgatar aqui um pouco da sensação de ver Paris pela primeira vez... A cidade é sem dúvida uma cidade linda, muito, muito grande e cheia de monumentos. Ela reproduz um pouco do que é uma França cosmopolita, com pessoas de todos os lugares do mundo e de todas as características. Fui para Paris a primeira vez em 2009 e passei 7 dias andando pela cidade, indo a diversos pontos turísticos e desta vez não foi diferente. A cidade é tão grande que se pode fazer esta viagem várias vezes sem repetir os locais de visita. Não caberá tudo num poste só, então vou dizer que este é o primeiro post de Paris!
Para mim um dos melhores passeios é subir a Torre Eiffel. A torre foi construída por Gustave Eiffel e tem 324 metros de altura (c'est haut!!!), demorou 2 anos, 2 meses e 5 dias para ficar pronta, mas só quando a gente chega perto é que tem a noção do quanto isto é grandioso!!! A torre se divide em 3 andares: no primeiro fica um restaurante (67 euros por pessoa por uma entrada+plato+sobremesa, sem bebidas), o segundo é para vista panorâmica assim como o terceiro. O passeio se divide em duas etapas e você pode pagar para subir somente na primeira etapa (a primeira vista panorâmica) ou até o topo e "até o topo" é no topo mesmo! Também existe a opção de subir a primeira parte de elevador ou de escada. Paguei 13 euros para subir até o topo. Na minha primeira viagem subi de dia e nesta subi de noite. Sinceramente, a cidade é bem mais bonita a noite, eu nem imaginava. A Simone, minha irmã, achou a mesma coisa.


Esta foi uma foto de quando fui e subi de dia, em 2009. A cidade é linda e as fotos ficam ótimas, também tem a vantagem de ter ido no verão e a luminosidade é maravilhosa.







E esta eu tirei agora, com toda a vista da cidade de noite, linda, linda... 
Um outro lugar que todos falam muito é a Avenida de Champs-Élysée e o Arco do Triunfo.

A Champs-Élysées (campos elísios) é uma rua bem grande como outra qualquer, mas com todo o glamour de estar na rua mais famosa do mundo!!! Nela você encontra cinemas, cafés, restaurantes e muitas lojas famosas. Não é possível dizer que só têm lojas glamorosas, apesar delas estarem lá, como a Louis Vuitton e Hugo Boss. Nela também estão lojas menos "ricas" como a Zara, que aqui é uma loja comum, como a C&A, Benetton, H&M (que é uma marca suéca também bem popular aqui) e a americana Abercrombie & Fitch, que tinha uma fila gigante na porta para entrar. Os preços deviam ser muito bons!
Mas o que quero contar mesmo é da decoração de natal que já estava pronta. A cidade fica linda, mas a Champs-Élysée é um espetáculo a parte! Como a avenida é bem grande, depois das lojas ainda sobra espaço e exatamente neste espaço colocaram várias barraquinhas brancas, todas iluminadas com vários tipos de coisas para vender. Você se sente na casa do papai noel!


Eu e a Simone experimentamos logo as guloseimas! Tudo muito gosto MENOS o churros. Os franceses não sabem o que é um churros de verdade. Eles comem somente a massa com açúcar, nada de um bom recheio de doce de leite ou chocolate... Que tristeza...
Em compensação chocolate não faltava para você comer com outras coisas, como frutas e crepes. Esta barraca tinha um cheiro tão gostoso... Tudo o que vocês conseguem ver é CHOCOLATE!!! 


Também tinham vários brinquedos para crianças. Desde escorregador até o tradicional carrossel. Como a Simone disse, as barraquinhas tinham cara de festa dos estados, pois cada barraca vendia coisas de uma nacionalidade diferente e todo tipo de coisas!
Até o pessoal das facas guinsu apareceu por lá! Lembram das facas guinsu?! Alta tecnologia alienígena no meio da festas das nações, achei interessante. Ah, tinha até uma barraquinha com aquele negócio "supermoderno" de fazer massagem na cabeça que tem em qualquer feira em Brasília.
Essas bonecas são lindas... Não compramos porque eram muito caras, mas realmente valiam a pena. São bonecas russas pintadas a mão. São de uma delicadeza, perfeição que vocês não imaginam... Nem precisa imaginar, só olhar a foto! 








Isto é maça do amor!!!  ------>






O cheiro estava bom, mas não comemos....  


Saindo da feirinha e voltando para a parte das lojas tradicionais, entrei esta placa do Santos Dumont. Nós brasileiros somos muito bem tratados aqui, os franceses gostam bastante de nós, pelo menos eu tenho um bom tratamento quando digo que sou brasileira! 

E não era só a feirinha que tinha a decoração de natal, toda a avenida estava decorada, todas as lojas! Uma coisa interessante, nas árvores havia caixas de música que tocaram músicas natalinas ou quase natalinas, tipo Elvis (não sei como Elvis é considerado natalino, mas tudo bem).










Não estava nevando, era só a decoração de natal mesmo... 

E para encerrar o post, apresento o Arco do Triunfo.
O arco, que fica numa das pontas da Champs-Élysée, exatamente o lado contrário da feirinha que tanto falei, foi construído para eternizar os mortos em batalhas de guerra. Nele estão gravados os nomes de 128 batalhas e 558 generais, além de um memorial embaixo que se chama Túmulo do soldado desconhecido. O arco foi construído a mando de Napoleão Bonaparte que, como sempre, em suas ideias de grandeza, queria se autovangloriar pelas conquistas de guerra. Mas acredito que todos que gostam de guerra sejam assim... 



Apesar do tamanho (50 metros de altura), ele some um pouco quando comparado a torre e ao frenesi das lojas que chama nossa veia consumista. De um lado, mortos de guerra, do outro, o templo do consumo... C'est la vie...

Um comentário:

  1. Adorei as fotos do Arco do Triunfo. Sempre vemos o Arco, mas não os detalhes dele!
    Também gostei muito das bonecas russas e, claro, das guloseimas francesas!!

    ResponderExcluir