sábado, 26 de novembro de 2011

Paris - igrejas

Este post será curto, pois fui somente em duas igrejas em Paris. A igreja que mais gosto é Sacré-Coeur (Sagrado Coração). É uma igreja Católica Romana. Não vou dizer que é muito fácil chegar lá, pois ela fica no topo de um monte, o Monte Martre, que também dá nome ao bairro onde a mesma está localizada. Ela é toda branquinha, pois é feita em mármore travertino, além de ter o formato de uma cruz grega, com sua cúpula central com 80 metros de altura. Os franceses gostam mesmo de coisas altas!

O lado bom de ser alta é que possui uma vista maravilhosa. Você pode ver boa parte da cidade lá de cima. A foto não ficou muito boa, estamos no outono e tudo fica com uma névoa, como a névoa seca de Brasília. 
Para quem tem preguiça de subir as escadas, a opção é o Funicular. Não sei o preço porque sempre subi de escada, acredito que dá um charme especial ao passeio. Você chega um pouco cansado lá em cima, mas aproveita a vista.



A segunda igreja é a Notre Dame. Ela é uma igreja construída em estilo gótico que eu, particularmente, não gosto. Começou a ser construída em 1.163 e fica ao lado do Rio Sena. Minha irmã aproveitou a visita para me falar bastante sobre o Corcunda de Notre Dame, de Victor Hugo.

Victor Hugo escreveu o romance em 1831, mostra a realidade de uma Paris medieval. " A obra gira em torno de um homem coxo e deformado que foi adotado pelo arquidiácono Claude Frolho. Batizado de Quasímodo, enfrenta uma série de peripécias por conta do amor não correspondido por uma bela cigana, Esmeralda. Os dois são apaixonados por Esmeralda, que ama, na verdade Phoebus, um soldado que apesar de dizer que a ama, tem uma noiva e não nutre nenhum tipo de sentimento por Esmeralda, a não ser desejo". (Wikipédia)
Bem, esta estória bem que é verdade muitas e muitas vezes!!!






Nenhum comentário:

Postar um comentário