terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Último dia na França

O último dia do passeio na França foi em Marseille. Passamos o dia lá e às 22hs pegamos um ônibus para Torino, mas isto fica para outro post. Em Marseille, por causa do mau tempo não havia passeios de barco ou mesmo um trenzinho que faz toda a parte histórica da cidade. Resolvemos, então, pegar um ônibus de turismo.




Foi, sem dúvida, o melhor passeio que já fiz em Marseille. Sabe aquelas imagens de filme? Foi o que vimos. Uma imagem perfeita do mar mediterrâneo.

Mesmo com todo o frio (a porta para subir ao alto do ônibus estava até fechada, nós é que abrimos) valeu muito à pena ficar ali só observando o mar, vendo os pássaros que davam rasantes na água e os barquinhos dos corajosos que se aventuraram no mar revolto!

 


Nosso passeio terminou na Catedral Notre-Dame de la Garde. A igreja é linda, no ponto mais alto de Marseille e me pareceu estar em cima de um Calanque (já fiz uma postagem sobre os Calanques de Marseille). 

A paixão de Cristo
Infelizmente, percebi agora que não tirei nenhuma foto da igreja toda, mas vocês podem achar no mestre google. O ônibus nos deixa numa rua próxima, mas ainda é preciso subir um pouco para chegar a entrada da igreja. Aqui na Europa tudo exige esforço. Acessibilidade é algo que ainda não está no dicionário deles...





O interior da basílica é cheio de detalhes, como quase todas as igrejas católicas existentes na Europa. São tantos detalhes que não é possível comentar, só vendo... 
Um dos detalhes que me chamou muito a atenção foram quadros e esculturas de navios e barcos que existem por toda a basílica. As esculturas são miniaturas de barcos penduradas no teto e pendendo por diversas partes da igreja. Descobri depois que são oferendas que os navegantes deixavam na igreja como agradecimento por voltarem em segurança do mar. Pela localização da igreja, não me admira que muitos marinheiros e pescadores tenham pedido proteção divina neste lugar.



A vista da igreja é um espetáculo a parte. Como disse, ela fica no local mais alto da cidade, então de um lado você vê toda a cidade e de outro o mar... Fora a própria estrutura da igreja, branca, que faz com que a paisagem fique ainda mais bela e exótica! Os prédios da cidade, apesar de terem a aparência de mais novos que os de Paris, por exemplo, ajudam a compor a paisagem branca.





Veja se este chão não parece o de um calanque?! Aqui nesta foto vocês podem ver o branco do solo, os prédios e o mar... Isto é Marseille! 


E para finalizar, um dos cartões postais da igreja: um anjo pedindo silêncio. Acredito que isto já diz tudo sobre o lugar que o visitante irá entrar...


Um comentário:

  1. Espetáculo de lugar!! Mesmo no frio, foi um dos lugares que mais gostei de conhecer na França!!! Lindo, lindo, lindo...

    ResponderExcluir