segunda-feira, 4 de junho de 2012

Manosque - Fábrica da L'Occitane

Manosque não é nenhuma cidade famosa da Provence ou mesmo roteiro turístico, mas aqui fica a fábrica da L'Occitane e achei que seria uma boa visita para fazer! Para visitar a fábrica é bem fácil. No site da L'Occitane no Brasil já tem as instruções:

"A visita guiada à fábrica é gratuita e oferecida de 2ª a 6ª feira. Além disso, é necessário fazer reserva com antecedência"

Bastou passar um email para o Centro de Turismo de Manosque, que me respondeu no mesmo dia, com nome completo e número de celular especificando se eu queria fazer a visita em inglês ou francês. Eu escolhi fazer em francês, neste caso, a visita aconteceu às 10hs da manhã.

Manosque fica a 50km de Aix e existe um ônibus direto que sai 8:10hs chegando em Manosque 9:06hs. Na cidade existe um ônibus gratuito que vai até a Zona Industrial Saint Maurice, onde fica a fábrica, porém entre 9hs e 11hs este ônibus vai só até a parada anterior a zona industrial.

Aconselho que você pegue um táxi ao chegar, pois me disseram na Halte Routière onde cheguei que poderia ir a pé até a fábrica descendo neste ponto de ônibus anterior. Ok, eu fui sim a pé, mas andei 30 min numa autoestrada daquelas bem chulés. Tive que ir andando pelo acostamento, vários caminhões passaram por mim, só faltou a clássica buzinada brasileira. Sem contar que eu estava de salto e um sol de lascar, neste dia deve ter feito uns 30º!

Perdi minha visita em francês, mas cheguei a tempo para a visita em inglês, que ainda tinham outros 3 brasileiros, acabei virando tradutora! Infelizmente, como quase em todas as fábricas, não se pode tirar foto. Eu, sinceramente, mesmo como administradora, não entendo bem o porquê de não se poder tirar foto de uma linha de produção. Quem quiser realmente copiar algo vai conseguir... Tecnologia está ai por todo canto! Eu acho mesmo que a proibição é para alguém, de repente, não pegar algum funcionário fazendo algo errado e divulgar por ai.


Estas agoras são informações do site:
"A companhia foi fundada por Oliver Baussan no sul da França em 1976 (no ano que nasci). A primeira loja e serviço por correio abriu em Volx, França, em 1980. A fábrica atual de Manosque foi estabelecida para dar resposta à crescente rede de distribuição. Em meados de 1990, abriram as lojas nos Estados Unidos, Hong Kong e Reino Unido. Hoje em dia, a L'Occitane está presente em mais de 80 países".



"O desejo de Oliver era criar uma companhia que celebrasse o bem estar do Mediterrâneo". Uma curiosidade, o nome L'Occitane vem da região de Occitania, esta região era composta pelo sul da França, nordeste da Espanha e norte da Itália.




A fábrica possui ainda muita atividade manual. Acredito que no Brasil teríamos metade daqueles funcionários trabalhando. As tampas de potes de creme são fechadas manualmente, além dos produtos serem colocados nas caixas da mesma forma. Já a produção dos cremes tem bastante tecnologia e só contei 3 funcionários neste setor. Pouca gente também na área de controle de qualidade, apesar de não ter visto muitos equipamentos.









A lojinha da fábrica, ao contrário de todas as fábricas que já fui, tem o mesmo preço das lojas... Ganhei um descontinho de 10% e tentei não reclamar, pensei que fosse sair com a sacola cheia, mas tive que sair com uma pequenininha mesmo! Mas o creme de cabelo que comprei é um espetáculo! Vale cada centavo.

Esta flor se chama Immortalle e, segundo o site da L'Occitane, é assim conhecida por ter uma cor imortal, pois mesmo depois de colhidas não mudam.  A L'Occitane não possui plantações ou trabalha com a colheita ou extração do óleo, mesmo das lavandas que são plantadas na Provence. Ela compra dos fornecedores tudo pronto para entrar em sua linha de produção.

E esta é uma bebê lavanda. Espero ter a oportunidade de antes de ir embora ver as plantações de lavanda. Passei por várias no trajeto Aix-Manosque, mas estavam todas assim: verdes e pequenas. Dizem que só no fim de junho e começo de julho que se pode ver as lavandas como vemos nas fotos!




Aqui é um terreno ao lado onde estão acontecendo obras para a ampliação da fábrica.

Quanto a cidade, ela não tem nada de especial, mas já que estava lá resolvi dar uma caminhada pelo centro. Vi muitas e muitas flores e pude aumentar meu álbum do facebook "Sol de primavera, abre as janelas do meu peito...". Eu fiquei tão entretida com o que vi que perdi a hora do ônibus de ir embora... Fiquem um pouco com as fotos da cidade!


















9 comentários:

  1. Um sonho! Quero conhecer.
    Bel

    ResponderExcluir
  2. Trabalho em uma loja Loccitane, e meu sonho e conhecer Provence!!!!

    ResponderExcluir
  3. Adorei!
    Acho que vou dar uma passada em Manosque na minha viagem à Provence :-)

    ResponderExcluir
  4. Dá p/ visitar a lojinha sem fazer a visita a fabrica?

    ResponderExcluir
  5. Dá sim. Inclusive porque existem os horários de visita e não são tantos assim. Só não achei os produtos na lojinha mais baratos que os de uma loja convencional, em qualquer cidade... Os preços eram os mesmos. Mas de deram desconto.

    ResponderExcluir
  6. Estive em Marselha em 2015 e fui até Aix, mas não arrisquei andar mais e visitar a fábrica da l'Occitane, porque achei que os preços não seriam vantajosos e eu perderia tempo. Vou voltar em junho de 2017 e desta vez pretendo passar por lá. As suas dicas foram bem importantes.

    ResponderExcluir
  7. Estive em Marselha em 2015 e fui até Aix, mas não arrisquei andar mais e visitar a fábrica da l'Occitane, porque achei que os preços não seriam vantajosos e eu perderia tempo. Vou voltar em junho de 2017 e desta vez pretendo passar por lá. As suas dicas foram bem importantes.

    ResponderExcluir
  8. Lindas fotos! Flores maravilhosas!
    Sentimos saudades, mesmo sem conhecê-las!!Rsrs

    ResponderExcluir